Bianca Luiza Reinert, uma das fundadoras do Mater Natura é entrevistada no programa Meu Paraná da RPC – Rede Globo

Bianca Luiza Reinert, bióloga e uma das fundadoras do Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais, foi uma dos entrevistados no programa “Meu Paraná” do dia 27/01/2018, da Rede Globo/RPC. Ela contou sobre sua participação na descoberta do bicudinho-do-brejo, uma ave ameaçada de extinção, que é objeto de vários projetos realizados pelo Mater Natura, para seu estudo e conservação, com o apoio de instituições como a Fundação Grupo Boticário e o Funbio.

Projeto “Havia um tempo…“, Ponto de Cultura da Ilha do Mel (parte 2)

O projeto “Havia um tempo…” é uma iniciativa do Ponto de Cultura da Ilha do Mel (projeto do Mater Natura), que promoveu a valorização da sabedoria popular num passeio educativo e lúdico teatral pelas trilhas de Encantadas. O vídeo foi filmado e editado pelos agentes culturais do projeto, pessoas da comunidade local. Saiba mais sobre: Projeto Cultura Viva da Ilha do Melculturailhadomel.wordpress.com.

Curta-metragem produzido pelo projeto Cultura Viva da Ilha do Mel

Vídeo curta-metragem, resultado da Oficina de Produção Audiovisual realizada pelo Ponto de Cultura – Cultura Viva Ilha do Mel, em parceria com o Ponto de Cultura Espelho da Comunidade TV OVO, entre os dias 5 e 10 de agosto de 2009 na Ilha do Mel – PR. O vídeo produzido pelos alunos da oficina conta a história de uma lenda do Vô Lavínio, griô da Ilha do Mel. Saiba mais sobre: Projeto Cultura Viva da Ilha do Melculturailhadomel.wordpress.com.

A Ilha do Mel Animada“, resultado de oficina do projeto Cultura Viva da Ilha do Me

O vídeo mostra animações em stop motion, produzidas por crianças e adolescentes da Ilha do Mel durante a oficina de animação realizada pelo projeto do Mater Natura, Cultura Viva da Ilha do Mel, em parceria com a Usina Audiovisual (em agosto de 2014). Saiba mais sobre: Projeto Cultura Viva da Ilha do Melculturailhadomel.wordpress.com.

Documentário sobre a Ilha do Mel (PR), produzido pelo Mater Natura (parte 1)

Documentário sobre a Ilha do Mel (PR), produzido pelo projeto Jovem, Mostre a Sua Cara, do Mater Natura. Saiba mais sobre o projeto 

Pesquisadores descobrem novas espécies de sapos no Paraná

As duas espécies de sapos são bem pequenas e a descoberta já foi reconhecida pela comunidade científica internacional. A pesquisa que resultou na descoberta, realizada pela ONG Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais, com o apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, foi oficializada nesta quinta-feira, 27 de julho, por meio de um artigo científico publicado na revista internacional Peerj. Saiba mais

Campanha “Elevador Jaula“, Mater Natura e OppusMultipla

A agência OpusMúltipla criou uma ação surpreendente para uma campanha para o Mater Natura, que toca no problema do tráfico de animais silvestres e levanta a importância da denúncia para o combater do crime. Essa campanha ganhou diversos prêmios nacionais e internacionais. Saiba mais

Apresentação de teatro do projeto Cultura Viva da Ilha do Mel

Gravação da primeira apresentação do Lanço Teatral das Encantadas, realizada em dezembro de 2014, em Encantadas, na Ilha do Mel. O espetáculo é uma produção do Ponto de Cultura – Cultura Viva da Ilha do Mel em parceria com a Nego Chico Produções, criado coletivamente por alunos e técnicos da Escola Municipal Teodoro Valentim e do Colégio Estadual Felipe Valentim. Com bonecos, cantorias e características de manifestações artísticas tradicionais brasileiras, os espetáculo foi desenvolvido durante a Oficina de Autos Populares Brasileiros — do projeto do Mater Natura, Cultura Viva da Ilha do Mel. Saiba mais sobre: Projeto Cultura Viva da Ilha do Melculturailhadomel.wordpress.com.

Ponto de Cultura da Ilha do Mel (parte 1)

O projeto “Havia um tempo…” é uma iniciativa do Ponto de Cultura da Ilha do Mel (projeto do Mater Natura), que promoveu a valorização da sabedoria popular num passeio educativo e lúdico teatral pelas trilhas de Encantadas. O vídeo foi filmado e editado pelos agentes culturais do projeto, pessoas da comunidade local. Saiba mais sobre: Projeto Cultura Viva da Ilha do Melculturailhadomel.wordpress.com.

Documentário sobre a Ilha do Mel (PR), produzido pelo Mater Natura (parte 2)

Documentário sobre a Ilha do Mel (PR), produzido pelo projeto Jovem, Mostre a Sua Cara, do Mater Natura. Saiba mais sobre o projeto 

Cultivando Esperança

O projeto Cultivando Esperança, do Mater Natura, com apoio do BNDES, foi realizado nos municípios de Guarapuava e Inácio Martins (PR) e teve como objetivo o reflorestamento de 95 hectares de Mata Atlântica em áreas de preservação permanente ciliares de pequenas propriedades rurais localizadas na Área de Proteção Ambiental da Serra da Esperança. Saiba mais

Reportagem sobre o projeto Cultura Viva da Ilha do Mel

O Programa Plug, da RPCTV (PR) – Rede Globo, fez uma reportagem especial com o Ponto de Cultura – Cultura Viva Ilha do Mel, projeto do Mater Natura, enquanto estava sendo realizada a Oficina de Produção Audiovisual na Ilha. Confira na matéria como foi a oficina e o projeto! Saiba mais sobre: Projeto Cultura Viva da Ilha do Melculturailhadomel.wordpress.com.

Lenda da Sereia de Encantadas“, animação do projeto Cultura Viva da Ilha do Mel

Vídeo de animação em stop motion, produzido por crianças e adolescentes da Ilha do Mel durante a oficina de animação realizada pelo projeto do Mater Natura, Cultura Viva da Ilha do Mel, em parceria com a Usina Audiovisual (em setembro de 2014). Saiba mais sobre: Projeto Cultura Viva da Ilha do Melculturailhadomel.wordpress.com.

Videos que o Mater Natura indica

A educação precisa celebrar a vida – TEDxSaoPaulo

Suzana é pioneira do Brasil no estudo e defesa da biodiversidade, da ecologia e da educação ambiental. Ela acredita que precisamos ensinar o amor pela vida para futuras gerações. Suzana Machado Padua é doutora em desenvolvimento sustentável pela Universidade de Brasília e Mestre pela Universidade da Flórida (EUA). Atua em educação ambiental desde 1988, e publicou inúmeros trabalhos no Brasil e no exterior. É co-fundadora e presidente do IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas. Ajudou a criar a Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade que oferece cursos de curta duração em diversos campos socioambientais, Mestrado e MBA. Suzana já recebeu inúmeros prêmios no Brasil e no exterior. This talk was given at a TEDx event using the TED conference format but independently organized by a local community. Learn more at http://ted.com/tedx

Cadastro Ambiental Rural (CAR): o exemplo de Atalanta (SC)

Atalanta, em Santa Catarina, é um dos municípios campeões em cadastramento no CAR, o Cadastro Ambiental Rural. 98% das 790 pequenas propriedades rurais do município já estão cadastrados.

Consciência Animal – Projeto de lei quer liberar a caça no Brasil

O projeto de lei 6268/16, de autoria do deputado federal Valdir Colatto (PMDB-SC), visa regulamentar a caça de animais silvestres no país. A promotora de justiça Vania Tuglio e a coordenadora do Movimento Crueldade Nunca Mais, Lilian Rockenbach, falam sobre os impactos causados aos animais e ao meio ambiente, caso o projeto seja aprovado. Assine a petição no link abaixo para impedir que a caça seja liberada no Brasil. Compartilhe esse vídeo! https://secure.avaaz.org/po/petition/…

Rolar para cima