Jovem, Mostre a sua Cara!

Parceiro: Fundo Nacional do Meio Ambiente
Início: 2005
Término: 2008
Financiador: Fundo Nacional do Meio Ambiente – FNMA/ Ministério do Meio Ambiente (MMA)

 

“Jovem, mostre a sua cara!”

 

Participação : Instituição proponente e executora

Financiador: Fundo Nacional do Meio Ambiente – FNMA/ Ministério do Meio Ambiente (MMA)

Parceiros: Instituto Ambiental do Paraná – IAP; Rádio Ilha do Mel FM; Serviço Social Autônomo ECOPARANÁ; Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR (Extensão Comunitária)

Equipe Executora:
Gestora Técnica: Karina Luiza de Oliveira
Coordenação Técnica: Anabel de Lima
Técnico em Educação Socioambiental: Elielson Marcelino
Técnico em Ecoturismo: Jefferson Luiz T. Silvério

 

Descrição:

Com uma área de 2.762 hectares e localizada no litoral centro-norte do Estado do Paraná, a Ilha do Mel tem 93% do seu território constituído por Unidades de Conservação de Proteção Integral (Estação Ecológica e Parque Estadual). Por sua importância ecológica a Ilha do Mel foi tombada, em 1975, pelo Departamento Histórico e Artístico do Paraná, como patrimônio arqueológico, etnográfico e paisagístico, assim contribuindo para a preservação da vida silvestre e dos recursos naturais da ilha.

O projeto Jovem, mostre a sua cara! teve como objetivos: 1) Promover a aquisição e compartilhamento de conhecimentos em diversas áreas; 2) Despertar e fomentar valores e o exercício da cidadania; e 3) Instigar ações individuais e coletivas nas questões que envolvem o relacionamento do ser humano com o próximo e com o meio ambiente.

O projeto foi estruturado em quatro metas sequenciais:

META 1 – CONVOCAÇÃO DOS JOVENS MORADORES DA ILHA DO MEL
Nesta etapa foram realizadas atividades de diagnóstico, utilizando metodologias com enfoque participativo, visando a coleta de dados e de indicadores socioambientais, para uma melhor compreensão da realidade local, além do perfil, necessidades e anseios dos jovens.

META 2 – OBSERVAÇÃO DA REALIDADE SOCIOAMBIENTAL DAS COMUNIDADES DA ILHA DO MEL
A partir dos temas de maior relevância levantados, foram feitas atividades de integração de saberes entre os jovens e profissionais de diferentes áreas, a fim de proporcionar a compreensão da interdependência ambiental e social da Ilha do Mel. Assim foram abordadas as seguintes temáticas: a) Características geográficas, fauna e flora da Ilha; b) Unidades de Conservação; c) Relações interpessoais e com o ambiente; d) Meio ambiente e cidadania; e) Introdução ao Turismo; f) Saúde e qualidade de vida; g) Água, efluentes e resíduos sólidos. As quais foram trabalhadas através de exercícios de habilidade social, que envolveram a exposição, discussão e reflexão de diversos temas, a confecção de uma maquete e o intercâmbio de experiências, estimulando os participantes a repensarem suas relações sociais e suas ações com o meio ambiente.

META 3 – PARTICIPAÇÃO DOS GRUPOS DE JOVENS NAS OFICINAS DE INSTRUMENTALIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS DO PROJETO
Promoveu-se oficinas de instrumentalização (Jardinagem sustentável e paisagismo solidário; Manutenção residencial; Linux Básico + Open Office + Internet; Redação e Oratória), conforme a demanda verificada nas metas anteriores, visando incentivar o desenvolvimento pessoal e auxiliar na formação profissional dos jovens da Ilha do Mel.

META 4 – ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL AO ENSINO DE 5ª A 8ª SÉRIES
Em caráter experimental, realizou-se um programa educacional junto aos alunos de 5ª a 8ª séries da escola local, visando integrar os conteúdos curriculares a atividades práticas, promovendo um melhor aprendizado e despertando um olhar mais cuidadoso e criterioso em relação ao ambiente local.

Dessa forma, acredita-se que o projeto dá abertura a um espaço comum de conhecimento, entendimento e respeito às diversidades, oportuniza um espaço de diálogo (aceitando os questionamentos dos jovens e seus interesses em relação ao mundo contemporâneo), de reflexão (em relação à realidade social em que vivem) e de conhecimento (de si mesmo e de seu ambiente), para que o jovem tenha uma maior probabilidade de fazer uma escolha bem sucedida.

 

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