A seção de nosso site denominada Faça Parte é toda voltada para esta questão, visite-a! Como pessoa física, você pode se envolver com o Mater Natura sendo Associado Colaborador, Voluntário, Estagiário ou – havendo demandas em nossos projetos – integrar nossa equipe multidisciplinar como consultor ou técnico. As empresas também contam com várias opções para apoiar a manutenção da OSCIP, seus projetos e atividades.

O Mater Natura segue todas as normas brasileiras de contabilidade, e o controle contábil das nossas receitas e despesas é realizado por funcionários e técnicos do Mater Natura, bem como por uma empresa de contabilidade externa. Os livros diário e razão são registrados em Cartório, e o Balanço orçamentário anual é aprovado pelo Conselho Fiscal do Mater Natura, e a DIPJ (Declaração de Informações Econômico-fiscais da Pessoa Jurídica) é encaminhada à Receita Federal. A Prefeitura de Curitiba efetua fiscalização das contas da OSCIP para verificar a regularidade dos pagamentos do ISS (Imposto sobre Serviços). Igualmente, a OSCIP está sujeita à fiscalização da Secretaria Nacional de Justiça, vinculada ao Ministério da Justiça. Havendo apoio de parceiros, empresas de auditoria independente são contratadas para analisar e emitir pareceres sobre o balanço anual da OSCIP.

Da mesma forma, existem outras formas de controle e transparência das ações e projetos do Mater Natura: todos os financiadores exigem e recebem o relatório técnico de execução e a prestação de contas financeira dos recursos recebidos para o financiamento de nossos projetos. O Relatório Anual do Mater Natura é disponibilizado em nosso portal. Também é apresentado no portal um resumo de todos os nossos projetos, com os objetivos, período e local de execução, os financiadores, os parceiros e colaboradores.

O portal possui seções interativas. Caso você possua alguma sugestão para inclusão de artigos, notícias ambientais para nossos informativos e redes sociais, cursos ou eventos, fotografias, entre em contato conosco. Antes da publicação, as solicitações devem passar por uma análise do conselho editorial. No caso de divulgação de cursos e eventos, nos envie dados como nome do evento, local, data, instituição ou pessoa responsável, endereços e contatos para maiores informações. Obrigado!

Nos períodos de datas dedicadas a questões ambientais, como a Semana do Meio Ambiente, é comum pessoas, escolas, empresas e outras instituições solicitarem publicações ao Mater Natura. No entanto, não temos recursos para elaborar, imprimir e distribuir este tipo de material, principalmente em grandes quantidades — a não ser que algum projeto em execução tenha a distribuição de publicações ou outro tipo de material como parte de sua proposta.

Desta forma, nossa estratégia e política de informação estão direcionadas para priorizar publicações digitais. Caso haja interesse, empresários podem entrar em contato conosco e financiar ações de divulgação e educação ambiental do Mater Natura, associando e divulgando a marca de sua empresa aos produtos e a estas atividades.

Os interessados podem se cadastrar para receberem nosso newsletter e outras informações sobre o Mater Natura, como a realização de cursos, eventos, palestras, publicações e notícias sobre nossos projetos e atividades. Clique aqui para se cadastrar

Também, são disponibilizados mecanismos para descadastramento de e-mails, caso não tenha mais interesse em receber estas mensagens.

O Mater Natura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como OSCIP, e não possui fontes regulares e garantidas para financiar atividades, projetos e a manutenção de uma equipe ou estrutura física, além de sua própria sede.

Desde a nossa criação, precisamos efetuar sistemáticos esforços para a captação de recursos para conseguirmos financiar nossas próprias atividades. Mas, podemos efetuar outros tipos de parceria para tentar viabilizar propostas, dependendo do resultado de uma análise – realizada por uma comissão de associados do Mater Natura.

O Mater Natura não disponibiliza de recursos para financiar projetos. Também não é usual recebermos propostas de projetos de outras pessoas que não sejam já filiadas à OSCIP. Mas estamos abertos a analisar propostas, que precisam se enquadrar às nossas normas institucionais.

A primeira delas, e a mais importante, é a relevância ambiental e a coerência técnica e administrativa-financeira do projeto com a nossa missão e nossos objetivos estratégicos. Portanto, somente aceitamos analisar as propostas encaminhadas com, no mínimo, duas semanas de antecedência à data final de apresentação do projeto à instituição financiadora. A proposta deve conter elementos técnicos e de orçamento suficientes para permitir que a comissão julgadora avalie. É necessário frisar que todos os materiais permanentes adquiridos com recursos do projeto são tombados no patrimônio do Instituto. Os critérios e normas para análise do projeto estão estabelecidos no Regimento Interno do Mater Natura.

Sim, organizamos cursos e eventos na área ambiental. Porém, não seguimos uma periodicidade sistemática. Acompanhe nosso site, nossas redes sociais e nossa newsletter para saber das novidades nesta área.

Os associados colaboradores e os parceiros corporativos, que optaram previamente por esta opção, receberão aviso por e-mail sobre a ocorrência de cursos e eventos do Mater Natura.

O foco prioritário do Mater Natura é a conservação da diversidade biológica no estado do Paraná, propondo e cobrando dos órgãos públicos competentes, bem como sugerindo a formulação de políticas públicas ambientais.

A apuração de denúncias não está entre nossos principais objetivos e não é nossa especialidade. Porém, dependendo da relevância das denúncias, podemos encaminhá-las aos órgãos públicos competentes. Neste caso, precisaremos dos seguintes dados:

• cidade, bairro ou localidade onde ocorre a degradação com referência de acesso (endereço; ponto GPS);
• responsável pela degradação (pessoa ou empresa);
• narração do fato com bastante detalhes (o que está ocorrendo e desde quando);
• comprovação da denúncia (fotografia, carta assinada ou laudo técnico, por exemplo).

Segundo definição encontrada no site do IBASE, o balanço social é um demonstrativo publicado anualmente pela empresa reunindo um conjunto de informações sobre os projetos, benefícios e ações sociais dirigidas aos empregados, investidores, analistas de mercado, acionistas e à comunidade. É também um instrumento estratégico para avaliar e multiplicar o exercício da responsabilidade social corporativa.

No balanço social a empresa mostra o que faz por seus profissionais, dependentes, colaboradores e comunidade, dando transparência às atividades que buscam melhorar a qualidade de vida para todos. Ou seja, sua função principal é tornar pública a responsabilidade social empresarial, construindo maiores vínculos entre a empresa, a sociedade e o meio ambiente.

Rolar para cima