Ao longo de quase quatro décadas de atuação, o Mater Natura construiu um portfólio de 103 projetos, patrocinados por 46 instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais, e apoiados por 158 parceiros.

Nas seções abaixo, é possível conhecer todos os nossos projetos, tanto os já concluídos quanto aqueles em desenvolvimento.

Também é possível buscar um projeto específico, digitando ao menos uma palavra de seu título. Atenção: a busca não funciona se digitar a palavra de forma incorreta. Observar que a busca deve ser realizada dentro da respectiva categoria de projetos (Concluídos ou Em Desenvolvimento).

Corredores de Biodiversidade

Início: Agosto 2017
Término: Fevereiro 2022
Financiador: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES
O objetivo deste projeto é restaurar 351 hectares da Mata Atlântica no território dos Corredores de Biodiversidade do Rio Paraná e das Araucárias nos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul. Para alcançar este objetivo, o Mater Natura conta com o financiamento do BNDES através do programa BNDES Restauração Ecológica e o apoio de 16 parceiros. Através de técnicas de restauração busca-se a conectividade florestal nas áreas núcleos dos corredores, bem como incrementar o potencial das instituições locais rumo a ações cooperadas e sistemáticas de restauração através da articulação e capacitação institucional.

Conservação de duas espécies de peixes anuais criticamente ameaçadas de extinção no Vale do Ribeira, Estado de São Paulo

Início: Setembro 2019
Término: Setembro 2021
Financiador: Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza
O objetivo do estudo será o de contribuir com a conservação de duas espécies criticamente ameaçadas de peixes anuais da família Rivulidae, Campellolebias dorsimaculatus e C. intermedius, por meio de ações in situ e ex situ. Os trabalhos serão realizados no Vale do Ribeira e no Litoral Sul do Estado de São Paulo, em sinergia com o PAN Rivulídeos e do recém-criado Plano de Ação Nacional para a Conservação das Espécies de Peixes e Eglas Ameaçadas de Extinção da Mata Atlântica, o PAN PEMA.

Elaboração e revisão de listas de espécies da fauna de ocorrência regional (estado de São Paulo) no âmbito do Projeto “Pró-Espécies: Estratégia Nacional para Conservação de Espécies Ameaçadas”

Início: Fevereiro 2021
Término: Agosto 2021
Financiador: WWF-Brasil
O projeto GEF Pró-Espécies é executado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em parceria com 13 estados do Brasil para desenvolver estratégias de conservação em 24 territórios, totalizando 9 milhões de hectares. Este projeto prioriza a integração da União e estados na implementação de políticas públicas, assim como procura alavancar iniciativas para reduzir as ameaças e melhorar o estado de conservação de pelo menos 290 espécies categorizadas como Criticamente em Perigo (CR) e que não contam com nenhum instrumento de conservação.

Águas do Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange – monitoramento participativo da bacia-hidrográfica, com vistas a conservação e recuperação da vegetação ciliar

Início: Setembro 2020
Término: Agosto 2021
Financiador: MOSAIC FERTILIZANTES
O projeto envolverá estudantes em atividades de monitoramento e recuperação de Áreas de Preservação Permanente na Micro Bacia do Rio Cambará e na mobilização de instituições municipais do litoral paranaense para as discussões sobre manutenção da qualidade e quantidade da água fornecida pelas áreas de mananciais do PARNA Saint-Hilaire/Lange através da restauração da vegetação e envolvimento participativo da comunidade.

Restauração de ambientes do bicudinho-do-brejo pelo manejo das braquiárias-d’água

Início: Agosto 2020
Término: Agosto 2021
Financiador: 1ª. Vara Federal de Paranaguá da Justiça Federal do Paraná
As ações voltadas para a conservação do ambiente onde vive a espécie Bicudinho-do-brejo receberá no período de um ano um financiamento que permitirá o manejo da braquiária-d'água, exótica invasora que causa impactos em brejos e manguezais.

Plano de Restauração da mata atlântica na Ecorregião do Alto Paraná (PN de Ilha Grande – PN do Iguaçu)

Início: Dezembro 2019
Término: Agosto 2021
Financiador: WWF – Brasil
Este projeto tem o objetivo de elaborar de forma conjunta um “Plano de Restauração da mata atlântica na Ecorregião do Alto Paraná (PN de Ilha Grande – PN do Iguaçu)”. Além dos objetivos propostos, este projeto irá contribuir para fortalecer a Rede Trinacional para Restauração da Mata Atlântica, que conta com representantes do Brasil, Argentina e Paraguai.
Rolar para cima