Ao longo de quase quatro décadas de atuação, o Mater Natura construiu um portfólio de 107 projetos, patrocinados por 61 instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais, e apoiados por 226 parceiros.

Nas seções abaixo, é possível conhecer todos os nossos projetos, tanto os já concluídos quanto aqueles em desenvolvimento.

Também é possível buscar um projeto específico, digitando ao menos uma palavra de seu título. Atenção: a busca não funciona se digitar a palavra de forma incorreta. Observar que a busca deve ser realizada dentro da respectiva categoria de projetos (Concluídos ou Em Desenvolvimento).

Inventário da avifauna e da mastofauna na Reserva Biológica de Bela Vista

Início: Junho 2021
Término: setembro 2022
Financiador: Fundação Parque Tecnológico da Itaipu - FPTI
Este projeto tem por objetivo realizar quatro campanhas sazonais para realizar o inventário da mastofauna e da avifauna na Reserva Biológica de Bela Vista, mantida pela Itaipu Binacional em Foz do Iguaçu-PR

Gestão de projetos de estudos do Patrimônio Espeleológico no Paraná

Início: Abril 2021
Término: abril 2024
Financiador: Margem Companhia de Mineração
O objetivo do projeto é o de constituir um Grupo Gestor formado pelo ICMBio/CECAV, a empresa Margem Companhia de Mineração e a OSCIP Mater Natura, de forma a propiciar o cumprimento das obrigações que o órgão ambiental determinou no TCCE nº 01/2021 à Margem Mineração, cabendo ao Mater Natura a cogestão técnica e a execução financeira de seis projetos para o estudo e a conservação do patrimônio espeleológico em parte do território do Paraná e de São Paulo.

Levantamento PACT CHALLENGE no Paraná

Início: Dezembro 2021
Término: Agosto 2022
Financiador: Pacto pela Restauração da Mata Atlântica
O projeto visa entrevistar 100 proprietários de pequenas, médias e grandes propriedades de cinco municípios do oeste paranaense como parte da estratégia do Pact Challenge, uma das ações do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica.

Refloresta o Lagamar: fortalecimento de áreas protegidas e da cadeia produtiva de restauração para conservação da Mata Atlântica

Início: Dezembro 2021
Término: Abril 2024
Financiador: Projeto Mata Atlântica - Cooperação Brasil - Alemanha - KfW Entwicklungsbank (Banco Alemão de Desenvolvimento), por intermédio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – FUNBIO e do Ministério do Meio Ambiente - MMA
O projeto Refloresta o Lagamar propõe a restauração e enriquecimento florestal de 181,1 hectares da vegetação nativa em sete Unidades de Conservação estaduais e privadas (RPPN) do Lagamar paranaense. Com ênfase no incremento das populações de espécies ameaçadas, raras e com intenso histórico de exploração local e no fortalecimento da cadeia produtiva de sementes e mudas para a restauração florestal no litoral do Estado do Paraná.

Corredores de Biodiversidade

Início: Agosto 2017
Término: Fevereiro 2022
Financiador: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES
O objetivo deste projeto é restaurar 351 hectares da Mata Atlântica no território dos Corredores de Biodiversidade do Rio Paraná e das Araucárias nos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul. Para alcançar este objetivo, o Mater Natura conta com o financiamento do BNDES através do programa BNDES Restauração Ecológica e o apoio de 16 parceiros. Através de técnicas de restauração busca-se a conectividade florestal nas áreas núcleos dos corredores, bem como incrementar o potencial das instituições locais rumo a ações cooperadas e sistemáticas de restauração através da articulação e capacitação institucional.

Conservação de duas espécies de peixes anuais criticamente ameaçadas de extinção no Vale do Ribeira, Estado de São Paulo

Início: Setembro 2019
Término: Agosto 2022
Financiador: Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza
O objetivo do estudo será o de contribuir com a conservação de duas espécies criticamente ameaçadas de peixes anuais da família Rivulidae, Campellolebias dorsimaculatus e C. intermedius, por meio de ações in situ e ex situ. Os trabalhos serão realizados no Vale do Ribeira e no Litoral Sul do Estado de São Paulo, em sinergia com o PAN Rivulídeos e do recém-criado Plano de Ação Nacional para a Conservação das Espécies de Peixes e Eglas Ameaçadas de Extinção da Mata Atlântica, o PAN PEMA.
Rolar para cima