Ao longo de quase quatro décadas de atuação, o Mater Natura construiu um portfólio de 103 projetos, patrocinados por 46 instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais, e apoiados por 158 parceiros.
Nas seções abaixo, é possível conhecer todos os nossos projetos, tanto os já concluídos quanto aqueles em desenvolvimento.
Também é possível buscar um projeto específico, digitando ao menos uma palavra de seu título. Atenção: a busca não funciona se digitar a palavra de forma incorreta. Observar que a busca deve ser realizada dentro da respectiva categoria de projetos (Concluídos ou Em Desenvolvimento).
Concluídos
Em Desenvolvimento
Inventário da avifauna e da mastofauna na Reserva Biológica de Bela Vista
Início: Junho 2021
Término: setembro 2022
Financiador: Fundação Parque Tecnológico da Itaipu - FPTI
Este projeto tem por objetivo realizar quatro campanhas sazonais para realizar o inventário da mastofauna e da avifauna na Reserva Biológica de Bela Vista, mantida pela Itaipu Binacional em Foz do Iguaçu-PR
Levantamento PACT CHALLENGE no Paraná
Início: Dezembro 2021
Término: Agosto 2022
Financiador: Pacto pela Restauração da Mata Atlântica
O projeto visa entrevistar 100 proprietários de pequenas, médias e grandes propriedades de cinco municípios do oeste paranaense como parte da estratégia do Pact Challenge, uma das ações do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica.

Corredores de Biodiversidade
Início: Agosto 2017
Término: Fevereiro 2022
Financiador: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES
O objetivo deste projeto é restaurar 351 hectares da Mata Atlântica no território dos Corredores de Biodiversidade do Rio Paraná e das Araucárias nos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul. Para alcançar este objetivo, o Mater Natura conta com o financiamento do BNDES através do programa BNDES Restauração Ecológica e o apoio de 16 parceiros. Através de técnicas de restauração busca-se a conectividade florestal nas áreas núcleos dos corredores, bem como incrementar o potencial das instituições locais rumo a ações cooperadas e sistemáticas de restauração através da articulação e capacitação institucional.

Conservação de duas espécies de peixes anuais criticamente ameaçadas de extinção no Vale do Ribeira, Estado de São Paulo
Início: Setembro 2019
Término: Agosto 2022
Financiador: Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza
O objetivo do estudo será o de contribuir com a conservação de duas espécies criticamente ameaçadas de peixes anuais da família Rivulidae, Campellolebias dorsimaculatus e C. intermedius, por meio de ações in situ e ex situ. Os trabalhos serão realizados no Vale do Ribeira e no Litoral Sul do Estado de São Paulo, em sinergia com o PAN Rivulídeos e do recém-criado Plano de Ação Nacional para a Conservação das Espécies de Peixes e Eglas Ameaçadas de Extinção da Mata Atlântica, o PAN PEMA.

Elaboração e revisão de listas de espécies da fauna de ocorrência regional (estado de São Paulo) no âmbito do Projeto “Pró-Espécies: Estratégia Nacional para Conservação de Espécies Ameaçadas”
Início: Fevereiro 2021
Término: Agosto 2021
Financiador: WWF-Brasil
O projeto GEF Pró-Espécies é executado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em parceria com 13 estados do Brasil para desenvolver estratégias de conservação em 24 territórios, totalizando 9 milhões de hectares. Este projeto prioriza a integração da União e estados na implementação de políticas públicas, assim como procura alavancar iniciativas para reduzir as ameaças e melhorar o estado de conservação de pelo menos 290 espécies categorizadas como Criticamente em Perigo (CR) e que não contam com nenhum instrumento de conservação.

Águas do Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange – monitoramento participativo da bacia-hidrográfica, com vistas a conservação e recuperação da vegetação ciliar
Início: Setembro 2020
Término: Agosto 2021
Financiador: MOSAIC FERTILIZANTES
O projeto envolverá estudantes em atividades de monitoramento e recuperação de Áreas de Preservação Permanente na Micro Bacia do Rio Cambará e na mobilização de instituições municipais do litoral paranaense para as discussões sobre manutenção da qualidade e quantidade da água fornecida pelas áreas de mananciais do PARNA Saint-Hilaire/Lange através da restauração da vegetação e envolvimento participativo da comunidade.

Paisagens Conversas: Restauração Ecológica na Mata Atlântica
Início: setembro de 2023
Término: agosto de 2031
Financiador: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA
Iniciativa vai promover ações de restauração florestal em 289,54 ha da vegetação nativa, com ênfase no incremento das populações de espécies da flora ameaçadas e raras, como ingá, guaçatunga-graúda, bem como araucária, imbuia e canela-preta - que são espécies vegetais ameaçadas de extinção, com histórico de intensa exploração no estado de Santa Catarina -, em área de ocorrência de Floresta Ombrófila Densa e de Floresta Ombrófila Mista, no Grupo Territorial IV - Dr. Pedrinho, composto por uma unidade de conservação e dois assentamentos da reforma agrária em três municípios de Santa Catarina. As ações de restauração visam melhorar a conectividade na paisagem, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, favorecer a manutenção da biodiversidade, além de proteger o solo e os recursos hídricos, com o envolvimento e assegurando o bem-estar das populações humanas.

Reservas Particulares do Lagamar Paranaense
Início: outubro de 2023
Término: setembro de 2025
Financiador: Fundo Brasileiro para a Conservação da Biodiversidade - Funbio
O projeto visa consolidar a implantação de três Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) no litoral do Paraná (as RPPNs Encantadas, Encontro das Águas e Graciosa), dando assessoria técnica para a elaboração de planos de manejo, manual operacional para sua manutenção, a sinalização demarcatória nas propriedades e a elaboração e instalação de placas a fim de informar o público em geral sobre a existência das unidades na região. Além disso, para as RPPN que atuam com o uso público também será elaborada e instalada a sinalização para condução e informação de visitantes.

Revisão do Plano de Manejo das RPPN Rancho Sonho Meu I e II
Início: setembro de 2023
Término: março de 2024
Financiador: Proprietários da RPPN – Sr. Nicolaas Johanes Biersteker e Sra. Douwtje Cornelia de Geus Biersteker
O projeto tem por objetivo efetuar ações de revisão na legislação e no roteiro metodológico, bem como efetuar incursões de campo de equipe técnica para efetuar a caracterização da paisagem atual e propiciar a revisão e atualização do Plano de Manejo das RPPN Rancho Sonho Meu I e II, efetuado inicialmente pelo Mater Natura nos anos de 2009 e 2010.

Manual de Uso do Bosque do Complexo Hospitalar de Ensino e Pesquisa Pequeno Príncipe
Início: outubro de 2023
Término: março de 2024
Financiador: Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro
De forma a propiciar a utilização sustentável de bosque situado no Complexo Hospitalar de Ensino e Pesquisa Pequeno Príncipe, localizado no bairro Bacacheri, Curitiba/PR, o projeto prevê a elaboração de um Manual de Uso do Bosque, o qual deverá conter os regulamentos e normativas gerais e/ou específicas para servir de base para orientar os usuários sobre o bom uso da área.

Sementes e Mudas do Quilombo para a Grande Reserva
Início: dezembro de 2023
Término: junho de 2025
Financiador: Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza
Por meio de sete cursos, o projeto pretende capacitar 20 integrantes do Quilombo Rio Verde, situado na APA de Guaraqueçaba, para a coleta, beneficiamento e armazenamento de sementes, e a produção de mudas de essências nativas, consolidando esta comunidade tradicional enquanto importante ator social para o fornecimento de insumos associados à cadeia socioambiental da restauração florestal na região litorânea do Paraná. Pretende-se que este seja o núcleo de uma futura Rede de Sementes no estado.
Cerrado Paranaense – fortalecimento de áreas protegidas e da cadeia produtiva de restauração
Início: Abril de 2023
Término: Março de 2028
Financiador: Cargill
O projeto propõe realizar em cinco anos a restauração de 1.223,41 hectares de vegetação nativa em um relíquito de Cerrado no estado do Paraná, situada em Unidades de Conservação alvo das intervenções de restauração (Parque Estadual do Cerrado, Parque Estadual Vale do Codó e Parque Ambiental Dr. Ruy Cunha), bem como em áreas alvo para criação do corredor ecológico entre as Unidades de Conservação.

Selva: Turismo Científico e Ciência Cidadã
Início: janeiro de 2023
Término: julho 2024
Financiador: Fundação Grupo o Boticário de Proteção à Natureza
O projeto visa a estruturação da Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPN Encontro das Águas para o uso público no âmbito do turismo científico e o engajamento com as comunidades de seu entorno. A proposta está amparada em quatro pilares: 1) turismo científico como promotor de sustentabilidade financeira de áreas naturais protegidas, conectando atividades de lazer aos estudos ecológicos; 2) envolvimento das comunidades por meio da Ciência Cidadã como promotora do engajamento social voluntário na produção científica e no monitoramento participativo da biodiversidade de Unidade de Conservação (UC); 3) monitoramento ambiental de áreas protegidas por meio da implantação de equipamentos e disponibilização de dados abertos, permitindo uma melhor gestão da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos; e, 4) na rede de parceiros e no Portal Selva para divulgação dos roteiros e atrativos turísticos, visando o fortalecimento da identidade das comunidades locais.

Olha o clima, Litoral!
Início: outubro/2022
Término: setembro/2024
Financiador: Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental
O projeto visa desenvolver e implementar, de forma participativa, estratégias e práticas de Adaptações baseadas em Ecossistemas (AbE) dirigidas aos manguezais, brejos salinos e comunidades locais do Estado do Paraná para torná-los mais resilientes à mudança climática.
Revisão e atualização da Lista Vermelha da fauna ameaçada do Paraná
Início: Maio de 2022
Término: dezembro 2023
Financiador: GEF Pró-Espécies e WWF-Brasil
Em âmbito nacional o Paraná foi precursor na elaboração das Listas de Espécies Ameaçadas Estaduais (LEA), no ano de 1995. Em 2004 foi realizada sua primeira atualização e ampliação, em projeto coordenado pelo Mater Natura - Instituto de Estudos Ambientais em parceria com o Instituto Ambiental do Paraná - IAP e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente - SEMA. No entanto, desde 2004, apenas as LEAs de mamíferos e aves foram revisadas (anos de 2010 e 2018, respectivamente). Considerando que protocolos internacionais e nacionais recomendam que as LEAs sejam revisadas e atualizadas a cada 5 (cinco) anos, a LEA do Paraná para todos os grupos de fauna está desatualizada, exceto para aves. Somado a isso vários táxons, especialmente invertebrados não são contemplados na atual lista adotada na avaliação, e essa realidade dificulta a tomada de decisão no que tange às ações para a conservação e gestão territorial que estão em fase de implementação, como o projeto GEF Pró-Espécies, e justifica a necessidade de atualização da lista, a ser realizada no âmbito deste projeto do Mater Natura.
Projeto Integra Guandu – elaboração do Plano Diretor Florestal da Região Hidrográfica II – Guandu/RJ
Início: agosto 2021
Término: dezembro 2023
Financiador: Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul – AGEVAP