Restauração e Conservação de Áreas prioritárias para os Recursos Hídricos é foco do Projeto Integra Guandu

Compartilhe esse conteúdo

Em setembro de 2022, o consórcio STCP Engenharia de Projetos / Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais completou o primeiro ano do Projeto Integra Guandu. O projeto prevê a elaboração do Plano Diretor Florestal da Região Hidrográfica II/Guandu-RJ (RH II) e de doze Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA), no Estado do Rio de Janeiro.

Para a elaboração destes planos, a Associação Pró-Gestão das Águas do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP), na qualidade de agência executiva do Comitê das Bacias Hidrográficas dos rios Guandu, da Guarda e Guandu-Mirim (Comitê Guandu-RJ), firmou um contrato com o consórcio, sob ampla concorrência, e atendendo aos critérios do Ato Convocatório nº 17/2020.

Municípios de abrangência do Projeto, no Estado do Rio de Janeiro.

Nesse cenário, para contribuir no planejamento estratégico da Região Hidrográfica II/Guandu-RJ, tanto o Plano Diretor Florestal, como os Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica dos municípios inseridos nesta região, foram objeto de um diagnóstico objetivo, envolvendo quatro dimensões (remanescentes de Mata Atlântica; vetores de desmatamento ou destruição da vegetação nativa; capacidade de gestão; e planos e programas), além de questões importantes relacionadas à mudança do clima. 

Por meio da integração dos resultados obtidos nos diagnósticos a uma abordagem estratégica de planejamento territorial, o projeto se encontra na fase de elaboração dos Planos de Ação dos municípios, em que estão sendo desenvolvidas propostas de áreas e ações prioritárias para serem implementadas e monitoradas em nível municipal e, posteriormente, regional, já que os PMMA servirão de referência para a consolidação do Plano Diretor Florestal.

Cabe ressaltar que a elaboração dos PMMA está sendo realizada de forma participativa, com a contribuição da sociedade e dos Grupos de Trabalho de cada município. O processo participativo se dá ao longo de todo processo, e principalmente por meio das Oficinas Diagnóstico e de Plano de Ação.

Oficinas Diagnóstico e de Plano de Ação. Foto: Carolina R. C. Müller Cardoso

Além da elaboração do PMMA, propriamente dito, o projeto visa também capacitar os atores locais para este processo. Desta forma, é ofertado um Curso de Elaboração de PMMA, constituído de quatro módulos, sendo que já foram ofertados os Módulos: Nivelamento, Elaboração de Diagnóstico do PMMA e Elaboração do Plano de Ação do PMMA. O módulo Aprovação e Implantação está previsto para o próximo semestre.

Como se trata de planos que contribuem na gestão e no ordenamento do território, em que diversos atores estão inseridos, é fundamental construir agendas comuns de trabalho promovendo a articulação interinstitucional. 

Portanto, após a fase de elaboração dos Planos de Ação municipais, o próximo passo consiste em estruturar oportunidades intermunicipais, com a troca de informações entre os diferentes atores sociais, o planejamento e a construção de agendas comuns que valorizem a experiência técnica de cada instituição, respeitando as características regionais do território em questão, e que contribuam à conservação da biodiversidade no Bioma Mata Atlântica.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Notícias

Projeto Paisagens Conversas avança em ações para restauração em SC

No dia 29 de abril a equipe do projeto “Paisagens Conversas: Restauração Ecológica na Mata Atlântica” se reuniu com o secretário de agricultura de Doutor Pedrinho/SC, moradores de entorno da Reserva Biológica Estadual do Sassafrás e representantes desta UC para apresentação dos resultados da Meta I (Diagnóstico socioambiental) e divulgação das ações planejadas para a

Notícias

Eventos e articulações para fortalecer políticas públicas e a educação ambiental

Pint of Science 2025: ciência e conservação dos oceanos em Pontal do Paraná No próximo dia 21 de maio, participaremos da primeira edição do Pint of Science em Pontal do Paraná, na programação do maior festival de divulgação científica do mundo. O evento acontecerá no bar Cordeiro na Lata, a partir das 19h, e reunirá

Rolar para cima