Projeto do Mater Natura ganha destaque na TV Cultura

Compartilhe esse conteúdo

O projeto “Reconecta Alto Paraná“, desenvolvido pelo Mater Natura desde junho de 2021, em parceria com o WWF-Brasil e a Rede Gestora do Corredor de Biodiversidade do Rio Paraná, tem como meta restaurar 200 hectares na região que abrange o sul do Mato Grosso do Sul e o oeste e sudoeste do Paraná. Essa iniciativa crucial para a preservação da biodiversidade na Mata Atlântica foi destaque em uma série de reportagens do programa Repórter Eco, da TV Cultura, que mostrou o trabalho em andamento no Parque Nacional do Iguaçu e em seu entorno imediato.

Equipe no dia das gravações. Foto: Acervo Mater Natura

Até o momento, o projeto já envolveu mais de 30 propriedades e duas unidades de conservação, demonstrando o amplo alcance e impacto desta ação colaborativa. As reportagens foram ao ar nos domingos do mês de agosto, na TV Cultura e podem ser assistidas online no canal do Repórter Eco no YouTube: 

Agrofloresta, ecoturismo e Reserva Legal

Para acompanhar o progresso do “Reconecta Alto Paraná” e celebrar seus sucessos, uma visita técnica de instituições parceiras foi realizada no dia 1º de agosto, ocasião em que a analista de projetos do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica Amanda Fernandes e a representante do Instituto Água e Terra (IAT) Pollyana Born estiveram em três propriedades em Serranópolis do Iguaçu e São Miguel do Iguaçu, no Paraná. 

Durante a visita, elas puderam testemunhar em primeira mão os resultados promissores da restauração ecológica, incluindo uma agrofloresta com cultivo de morangos e árvores nativas, uma propriedade dedicada ao ecoturismo em processo de recuperação e uma área de Reserva Legal em uma fazenda que está sendo enriquecida com plantio total e adensamento.

A visita também proporcionou uma oportunidade de interação com os proprietários das terras, permitindo que Amanda e Pollyana compreendessem a metodologia de engajamento do projeto e avaliassem a evolução da restauração em áreas que já contam com quase um ano de plantio de mudas nativas de árvores.

 

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Biblioteca Olha o Clima, Litoral!

6º episódio da websérie aborda resiliência climática no Litoral paranaense a partir do fortalecimento da gestão integrada do território

O sexto episódio da websérie “Olha o Clima, Litoral!” aborda a questão da resiliência climática, ou seja, da capacidade de se adaptar e se recuperar dos impactos das mudanças climáticas, como tempestades, secas e inundações. É como “dar a volta por cima” e continuar funcionando, mesmo diante destes desafios, protegendo vidas, nossos ecossistemas naturais e

Nossas ações

Mater Natura recebe o 30º Prêmio Expressão de Ecologia na categoria Recuperação de Áreas Degradadas

Estivemos no evento de entrega do 30º Prêmio Expressão de Ecologia, no dia 31 de agosto, para receber premiação na categoria Recuperação de Áreas Degradadas. O case do Mater Natura, denominado “Plantando o Futuro: Integração de Projetos para a Década de Restauração da ONU” apresenta os esforços de integração de quatro projetos de restauração executados

Rolar para cima