Mater Natura é eleito para mais uma gestão do Conselho de Coordenação do PACTO

Compartilhe esse conteúdo

14 de março de 2021, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.

Em abril de 2009, após cerca de três anos de trabalho preliminar, foi lançado o Pacto pela Restauração da Mata Atlântica. Com a missão de articular e integrar atores interessados na restauração da Mata Atlântica, induzindo ações e resultados em larga escala, com benefícios ambientais, sociais e econômicos. E desta forma, atingir a sua meta de viabilizar a recuperação de 15 milhões de hectares até o ano de 2050, mas com metas e monitoramento dos resultados anuais.

O PACTO possui um conselho de coordenação, eleito pelos seus signatários, um coordenador geral e vice eleitos pelo conselho. O período de coordenação é de dois anos, sendo requisitadas novas eleições ao término do mandato. A função do Conselho de Coordenação é a de estabelecer princípios, estratégias e políticas para a gestão e operacionalização do Pacto.

No último dia 12 foi anunciado as instituições que irão compor o Conselho de Coordenação do Pacto nos próximos dois anos e o Mater Natura é umas das 10 ONG que estarão nesta gestão.

O Mater Natura, integra a coordenação do Pacto desde a sua formação, sendo também Unidade Regional (UR) do movimento no Paraná. As UR são instituições que atuam no elo da cadeia de restauração e tem a função de atuar de forma local representando o movimento, além de contribuir para cumprir a sua meta.

O PACTO tem atuação de referência em dados de monitoramento, por meio, de uma plataforma Geoespacial. Ressalta-se ainda, a contribuição por meio de publicações sobre a restauração da Mata Atlântica, muitas delas fruto dos Grupos de Trabalho (GT) técnico-científico e geoespacial. Soma-se a busca pelo reconhecimento de ações da diversidade de gênero associadas a restauração ecológica, entre outras.

O Bioma Mata Atlântica abriga uma das paisagens mais ricas em biodiversidade do mundo e é onde vivem mais de 145 milhões de pessoas em 3.429 municípios. Mas também, é uma das paisagens mais ameaçadas. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU) a degradação dos ecossistemas terrestres e marinhos compromete o bem-estar de 3,2 bilhões de pessoas em todo o planeta. O que reforça a importância de estratégias que mudem este cenário.

Neste ano de 2021 teve início a Década da Restauração de Ecossistemas (2021-2030), declarada pela Organização das Nações Unidas, que tem como principal objetivo aumentar os esforços para restaurar ecossistemas degradados, criando medidas eficientes para combater a crise climática, alimentar, hídrica e da perda de biodiversidade.

O Mater Natura, soma esforços na busca em contribuir para atingir este objetivo, por meio de três projetos de restauração ecológica, dois deles com o patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e outro que terá início no próximo trimestre em parceria técnico-financeira com o WWF-Brasil.

Ouça o Podcast Tom da Mata, produzido pelo Pacto em parceria com o WWF-Brasil. Em 21 de março está prevista a segunda temporada, agora com o apoio do WRI.

Você sabe quanto tem de Mata Atlântica no seu município? Clique no link e acesse o site “aqui tem mata?” Da SOS Mata Atlântica e descubra quanto tem de remanescentes desse bioma onde você mora.

 

 

 

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Biblioteca Olha o Clima, Litoral!

Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina”

Instagram Facebook-f Linkedin Youtube Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina” A Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina” é fruto das informações obtidas ao longo das Oficinas de Diálogo Participativo (reuniões realizadas junto à comunidade pesqueira), que ocorreram no ano de 2023, como parte das atividades do projeto “Olha o

Áreas protegidas

Março foi mês de intercâmbio, workshop e Fórum Florestal

Intercâmbio da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica Entre os dias 6 e 8 de março, recebemos membros da Fundación Vida Silvestre da Argentina e uma representante da WeForest para um intercâmbio no âmbito das ações da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica. A visita técnica aconteceu nas áreas em processo de restauração realizadas pelo Mater

Rolar para cima