Mater Natura participa do Seminário de Ciência Cidadã da Bacia do Rio Doce, em Governador Valadares-MG

Compartilhe esse conteúdo

projeto Selva: Turismo Científico e Ciência Cidadã, realizado pelo Mater Natura com apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, foi convidado a apresentar sua experiência no Seminário de Ciência Cidadã da Bacia do Rio Doce, que aconteceu de 19 a 24 de junho em Governador Valadares – MG, com diversas ações itinerantes ao longo da bacia do Rio Doce e a organização da Fundação Renova, Unesco, Maré de Ciência e outros parceiros.

Seminário de Ciência Cidadã da Bacia do Rio Doce

Na ocasião, a técnica Anne Zugman do Mater Natura integrou a mesa redonda sobre Redes de Monitoramento Participativo da Biodiversidade, onde destacou o potencial da Ciência Cidadã no âmbito do turismo em Unidades de Conservação. 

Além disso, junto com Yasmin Silva da Fundação Grupo o Boticário de Proteção à Natureza e Eliane Beê Boldrini representando o Grupo Escoteiros do Mar de Antonina,  compartilharam a experiência de co-produção destes projetos no processo da seleção de propostas pela Chamada Teia de Soluções da Fundação Boticário, a qual conta com etapas de mentoria e feedbacks para o aperfeiçoamento das propostas submetidas, visando maior impacto socioambiental e o estabelecimento de redes de parcerias.

Na foto, Eliane do Grupo Escoteiros do Mar, Yasmin Silva da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e Anne Zugman do Mater Natura

O projeto Selva: Turismo Científico e Ciência Cidadã, é patrocinado pela Fundação Grupo Boticário e teve início em janeiro deste ano, sendo que um de seus objetivos é disseminar a ciência cidadã e seu potencial como ferramenta de gestão da biodiversidade, turismo, engajamento social e sensibilização ambiental nas Unidades de Conservação e áreas de entorno. Para esta ação o projeto conta com a parceria  da RPPN Encontro das Águas, Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange (ICMBio), Laboratório de Análise e Monitoramento da Mata Atlântica (LAMMA) da UFPR Litoral, Unespar Paranaguá, Naila IoT monitoramento ambiental e EkoWays Caminhos Regenerativos. 

Apresentação Mater Natura

Se você se interessa pelo tema fique de olho nas nossas mídias digitais, o projeto prevê a realização de um evento online sobre Ciência Cidadã para inspirar as iniciativas no litoral do Paraná. Em breve traremos novidades! 

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Notícias

Mudanças climáticas em Antonina: especialistas apontam soluções baseadas na natureza no Festival Cidade das Aves

Mesa-redonda reuniu pesquisadores e técnicos para discutir riscos climáticos no litoral paranaense e caminhos de adaptação possíveis; Antonina recebeu certificado internacional de “Cidade das Aves” Juliana Pina e César Tavares, técnicos do Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais, ao lado de Gabriel Marchi, da produtora Olhar Nativo, durante a mesa-redonda sobre riscos climáticos no

Notícias

Registros inéditos revelam comportamento da fauna no Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange

Armadilhas fotográficas instaladas pelo projeto “Estudos da Restauração – Pesquisa, Estruturação e Planejamento” registram queixadas, tamanduá-mirim e outras espécies, ampliando o conhecimento sobre interações ecológicas no litoral do Paraná. FOTO: Mater Natura. O registro de uma família de queixadas (Tayassu pecari) com filhotes e a passagem discreta de um tamanduá-mirim diante das câmeras instaladas no

Rolar para cima