Confira as atividades de advocacy e governança do Mater Natura realizadas em junho

Compartilhe esse conteúdo

Separamos algumas atividades de políticas públicas que o Mater Natura realizou ao longo do mês de junho

No dia Nacional do Meio Ambiente, 05 de junho, nosso técnico associado, Peterson Leivas, representou o Mater Natura na cerimônia pública em que o governo do Paraná anunciou uma série de medidas focadas no setor. Entre elas, estão o lançamento de audiências públicas para a criação de uma Política Estadual de Biodiversidade, a reativação do Fórum Paranaense de Mudanças Climáticas e o firmamento de um pacto para proteção da Mata Atlântica.

Na ocasião, o governador do Paraná também assinou a Carta de Princípios do Programa de Monitoramento e Conservação de Grandes Mamíferos da Serra do Mar, para fortalecer os esforços existentes de conservação na região, e inaugurou o Projeto Arboreto, com a promoção de atividades educativas, de pesquisa e recreativas em quatro viveiros florestais do IAT no Estado. Os espaços serão instalados nos viveiros florestais do IAT em São José dos Pinhais, Engenheiro Beltrão, Ivaiporã e Jacarezinho.

I Oficina de Formação Integrada dos PPPEAs do PARNA Iguaçu e a APA de Guaratuba

Renata Garrett, técnica do Mater Natura, nos representou na I Oficina de Formação Integrada dos PPPEAs do Parque Nacional Iguaçu e da Área de Proteção Ambiental de Guaratuba, que ocorreu nos dias 12 e 13 de junho, em Foz do Iguaçu. O PPPEA diz respeito ao Projeto Político Pedagógico das Unidades de Conservação Federais mediados pela Educação Ambiental.

No dia 13 de junho, o presidente do Mater Natura, Paulo Pizzi, participou da 106 ª Reunião Ordinária do Conselho de Estadual do Meio Ambiente – CEMA, tendo por pontos de pauta principais a apresentação da Coordenação de Captação de Recursos da SEPL – Secretaria de Planejamento, sobre o Programa Paraná Eficiente, e deliberação sobre a minuta de Resolução CEMA que trata de limites do parâmetro Escherichia coli.

Em 15 de junho ocorreu a 4ª Reunião Ordinária do Comitê da Bacia Litorânea, em Paranaguá. O Mater Natura esteve representado pela técnica Anne Zugman, que ocupa uma das cadeiras de suplente da sociedade civil. Como principais resultados da reunião destaca-se a eleição e posse da nova mesa diretora e a formação da Câmara Técnica de Instrumentos de Gestão (CTINS).

Através da sua representante Renata Garrett, o Mater Natura também participou da Elaboração do Planejamento Estratégico do Plano de Uso Público da Floresta Nacional (FLONA) de Assungui. A Unidade de Conservação é gerenciada pelo ICMBio e faz parte do bioma Mata Atlântica e está localizada em Campo Largo (PR)!

Elaboração do Planejamento Estratégico do Plano de Uso Público da FLONA de Assungui

projeto Selva: Turismo Científico e Ciência Cidadã, realizado pelo Mater Natura, foi convidado pela Fundação Renova a apresentar sua experiência no Seminário de Ciência Cidadã da Bacia do Rio Doce, que aconteceu de 19 a 24 de junho em Governador Valadares – MG, com diversas ações itinerantes ao longo da bacia do Rio Doce. 
 

 

Anne Zugman e Anabel de Lima, técnicas associadas do Mater Natura no Seminário

Em cumprimento aos ditames do Código Civil Brasileiro e do estatuto do Mater Natura, realizamos nos dias 23 e 30 de junho, respectivamente, reuniões do Conselho Fiscal e Assembleia Geral de nossa OSCIP, tendo por pauta principal a apresentação e aprovação do Balanço Patrimonial do Exercício fiscal de 2022.

Presentes em reunião híbrida (presencial e online) da Assembleia Geral do Mater Natura

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Nossas ações

Participe do Mutirão de remoção de braquiárias-d’água em Antonina!

O projeto “Olha o Clima, Litora!” promove, no dia 11/05, a partir das 8h30, o Mutirão de remoção de braquiárias-d’água, em Antonina, no Litoral do Paraná. As braquiárias-d’água são capins exóticos invasores (não nativos da região) que ameaçam seriamente a biodiversidade local, transformando em “desertos verdes” as áreas onde se espalham, por dificultarem a sobrevivência

Nossas ações

1º Encontro de Diálogo de Saberes debate temas ambientais com comunidade de Antonina

O 1º Encontro de Diálogo de Saberes promoveu, no dia 11 de abril, importantes trocas entre a comunidade pesqueira tradicional de Antonina/PR e especialistas da área ambiental. O evento faz parte das ações do projeto “Olha o Clima, Litoral!”, realizado pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais, com apoio da Petrobras por meio do

Rolar para cima