Equipe técnica do Mater Natura é capacitada em curso sobre uso de drone na restauração ecológica

Compartilhe esse conteúdo

Entre os dias 19 e 23 de junho, a equipe de trabalho dos projetos de restauração ecológica do Mater Natura participou de um curso sobre o uso de drone nestas atividades

Atualmente o Mater Natura conta com três projetos de restauração ecológica em execução, sendo eles: Refloresta Lagamar, no litoral paranaense, patrocinado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) e a Cooperação Alemã, com a gestão do Funbio; Reconecta Alto Paraná, que ocorre na região que abrange o sul do Mato Grosso do Sul ao oeste do Paraná, em parceria técnico-financeira com o WWF-Brasil; e Cerrado Paranaense, no limite mais ao Sul deste bioma, nos municípios paranaenses de Jaguariaíva e Sengés, patrocinado pela Cargill.

O curso foi ministrado por Felipe Paranhos da Dap, startup do Rio de Janeiro com ampla experiência tanto em capacitação, quanto no uso de drones como ferramenta para projetos de restauração ecológica.  Visando esse recurso para os três projetos da instituição citados acima, as equipes técnicas participaram do curso que teve como objetivo o seguinte escopo: reconhecimento do drone e seus componentes; elaboração do plano de voo; pilotagem de drone; produção de imagens; e análise e processamento de dados.

A capacitação contou com aulas práticas e teóricas, incluindo atividades de campo. Essas atividades aconteceram na unidade de conservação Parque Estadual do Cerrado, área de execução de um dos projetos de restauração. Importante ressaltar que nessa unidade o Mater Natura conta também com o apoio do Instituto Água e Terra – IAT.

“O curso foi excelente, permitiu que vislumbrássemos várias possibilidades de aplicação nos projetos, uma delas será para contribuir no mapeamento de pinus em áreas de difícil acesso, nas áreas do projeto Cerrado Paranaense,” relata, Ana Paula Silva, coordenadora de projetos do Mater Natura.

O Mater Natura tem compromisso com a conservação da biodiversidade e, consequentemente, com os projetos que realiza. Sendo assim, a capacitação tem o objetivo de aprimorar os resultados dos projetos com o recurso da inovação tecnológica.

É importante destacar que o curso também se tratou de um trabalho conjunto entre duas unidades regionais do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, tanto o Mater Natura, quanto a Dap atuam no movimento e trabalham com o compromisso de contribuir para o seu fortalecimento e cumprimento das suas metas.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Nossas ações

Participe do Mutirão de remoção de braquiárias-d’água em Antonina!

O projeto “Olha o Clima, Litora!” promove, no dia 11/05, a partir das 8h30, o Mutirão de remoção de braquiárias-d’água, em Antonina, no Litoral do Paraná. As braquiárias-d’água são capins exóticos invasores (não nativos da região) que ameaçam seriamente a biodiversidade local, transformando em “desertos verdes” as áreas onde se espalham, por dificultarem a sobrevivência

Nossas ações

1º Encontro de Diálogo de Saberes debate temas ambientais com comunidade de Antonina

O 1º Encontro de Diálogo de Saberes promoveu, no dia 11 de abril, importantes trocas entre a comunidade pesqueira tradicional de Antonina/PR e especialistas da área ambiental. O evento faz parte das ações do projeto “Olha o Clima, Litoral!”, realizado pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais, com apoio da Petrobras por meio do

Rolar para cima