Restauração e Conservação de Áreas prioritárias para os Recursos Hídricos é foco do Projeto Integra Guandu

Compartilhe esse conteúdo

Em setembro de 2022, o consórcio STCP Engenharia de Projetos / Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais completou o primeiro ano do Projeto Integra Guandu. O projeto prevê a elaboração do Plano Diretor Florestal da Região Hidrográfica II/Guandu-RJ (RH II) e de doze Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA), no Estado do Rio de Janeiro.

Para a elaboração destes planos, a Associação Pró-Gestão das Águas do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP), na qualidade de agência executiva do Comitê das Bacias Hidrográficas dos rios Guandu, da Guarda e Guandu-Mirim (Comitê Guandu-RJ), firmou um contrato com o consórcio, sob ampla concorrência, e atendendo aos critérios do Ato Convocatório nº 17/2020.

Municípios de abrangência do Projeto, no Estado do Rio de Janeiro.

Nesse cenário, para contribuir no planejamento estratégico da Região Hidrográfica II/Guandu-RJ, tanto o Plano Diretor Florestal, como os Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica dos municípios inseridos nesta região, foram objeto de um diagnóstico objetivo, envolvendo quatro dimensões (remanescentes de Mata Atlântica; vetores de desmatamento ou destruição da vegetação nativa; capacidade de gestão; e planos e programas), além de questões importantes relacionadas à mudança do clima. 

Por meio da integração dos resultados obtidos nos diagnósticos a uma abordagem estratégica de planejamento territorial, o projeto se encontra na fase de elaboração dos Planos de Ação dos municípios, em que estão sendo desenvolvidas propostas de áreas e ações prioritárias para serem implementadas e monitoradas em nível municipal e, posteriormente, regional, já que os PMMA servirão de referência para a consolidação do Plano Diretor Florestal.

Cabe ressaltar que a elaboração dos PMMA está sendo realizada de forma participativa, com a contribuição da sociedade e dos Grupos de Trabalho de cada município. O processo participativo se dá ao longo de todo processo, e principalmente por meio das Oficinas Diagnóstico e de Plano de Ação.

Oficinas Diagnóstico e de Plano de Ação. Foto: Carolina R. C. Müller Cardoso

Além da elaboração do PMMA, propriamente dito, o projeto visa também capacitar os atores locais para este processo. Desta forma, é ofertado um Curso de Elaboração de PMMA, constituído de quatro módulos, sendo que já foram ofertados os Módulos: Nivelamento, Elaboração de Diagnóstico do PMMA e Elaboração do Plano de Ação do PMMA. O módulo Aprovação e Implantação está previsto para o próximo semestre.

Como se trata de planos que contribuem na gestão e no ordenamento do território, em que diversos atores estão inseridos, é fundamental construir agendas comuns de trabalho promovendo a articulação interinstitucional. 

Portanto, após a fase de elaboração dos Planos de Ação municipais, o próximo passo consiste em estruturar oportunidades intermunicipais, com a troca de informações entre os diferentes atores sociais, o planejamento e a construção de agendas comuns que valorizem a experiência técnica de cada instituição, respeitando as características regionais do território em questão, e que contribuam à conservação da biodiversidade no Bioma Mata Atlântica.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Nossas ações

Participe do Mutirão de remoção de braquiárias-d’água em Antonina!

O projeto “Olha o Clima, Litora!” promove, no dia 11/05, a partir das 8h30, o Mutirão de remoção de braquiárias-d’água, em Antonina, no Litoral do Paraná. As braquiárias-d’água são capins exóticos invasores (não nativos da região) que ameaçam seriamente a biodiversidade local, transformando em “desertos verdes” as áreas onde se espalham, por dificultarem a sobrevivência

Nossas ações

1º Encontro de Diálogo de Saberes debate temas ambientais com comunidade de Antonina

O 1º Encontro de Diálogo de Saberes promoveu, no dia 11 de abril, importantes trocas entre a comunidade pesqueira tradicional de Antonina/PR e especialistas da área ambiental. O evento faz parte das ações do projeto “Olha o Clima, Litoral!”, realizado pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais, com apoio da Petrobras por meio do

Rolar para cima