Compartilhe esse conteúdo

Sobre o parceiro (financiador) – O WWF-Brasil é uma organização não governamental brasileira dedicada à conservação da natureza com o objetivo de harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade e promover o uso racional dos recursos naturais em benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações. Criada em 1996 e sediada em Brasília, a instituição desenvolve projetos em todo o país e integra a Rede WWF, uma das maiores redes independentes de conservação da natureza, com atuação em mais de 100 países e o apoio de cerca de cinco milhões de pessoas, incluindo associados e voluntários.

Sobre a parceria – A parceria com o WWF iniciou-se em 1991, com o envolvimento da diretoria de comunicação do WWF-Brasil na coexecução da Ecolista – Cadastro Nacional de Institutições Ambientalistas, cuja primeira edição ocorreu em dezembro de 1992. Entre 1995 e 1996, novamente o WWF apoiou o projeto da segunda edição revista e ampliada da Ecolista.
De janeiro a junho de 2006, o WWF contratou o Mater Natura para a execução de serviços técnicos junto ao projeto Fruta no Pé, Sombra e Água Fresca, desenvolvido no Assentamento Celso Furtado, que conta com 990 famílias selecionadas pelo INCRA e pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Este projeto do WWF teve por objetivo apresentar metodologias, práticas e experiências visando a reabilitação da paisagem floresta na mata atlântica, particularmente no Corredor de Biodiversidade do Rio Iguaçu. A participação do Mater Natura, no projeto, se deu com a assessoria de um técnico em sistemas agroflorestais e paisagismo junto às famílias do Assentamento Celso Furtado para dar aulas e treinamento em atividades relacionadas com o planejamento e a implantação de Quintais Agroflorestais, Cercas Biodiversas, Recuperação de Nascentes e APPs, repassando conhecimentos sobre podas, biofertilizantes, revegetação sucessional induzida, jardinagem biodiversa e manejo de sementes. Por esta parceria, o mesmo técnico também deu instruções semelhantes no acampamento SOLIDOR, em Espigão Alto-PR.
Neste projeto o Mater Natura contou com a colaboração dos seguintes parceiros:
• Movimento dos Sem-Terra (MS) – as famílias assentadas pelo MST e INCRA foram as beneficiárias do projeto, participando das palestras e cursos de capacitação, a partir da logística e infraestrutura aportada pelo MST ao técnico do Mater Natura.
• Rede Semente Sul – forneceu sementes e cartilhas sobre coleta e conservação das mesmas.
• Instituto Nacional da Reforma Agrária (INCRA): amparo técnico-jurídico e econômico ao MST para viabilizar o Assentamento Celso Furtado.
• Centro de Formação em Agroecologia (CEAGRO) – colégio agrícola situado no sertão de Cavaco, Canta Galo-PR, em que os filhos de agricultores assentados e acampados se alternam em turmas que estudam e praticam agroecologia, retornando aos seus locais de origem com conhecimentos a serem repassados e testados. Para o supracitado projeto o Ceagro cedeu o veículo usado em todas as atividades dos técnicos do WWF Brasil e do Mater Natura.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Notícias

Projeto Paisagens Conversas avança em ações para restauração em SC

No dia 29 de abril a equipe do projeto “Paisagens Conversas: Restauração Ecológica na Mata Atlântica” se reuniu com o secretário de agricultura de Doutor Pedrinho/SC, moradores de entorno da Reserva Biológica Estadual do Sassafrás e representantes desta UC para apresentação dos resultados da Meta I (Diagnóstico socioambiental) e divulgação das ações planejadas para a

Notícias

Eventos e articulações para fortalecer políticas públicas e a educação ambiental

Pint of Science 2025: ciência e conservação dos oceanos em Pontal do Paraná No próximo dia 21 de maio, participaremos da primeira edição do Pint of Science em Pontal do Paraná, na programação do maior festival de divulgação científica do mundo. O evento acontecerá no bar Cordeiro na Lata, a partir das 19h, e reunirá

Rolar para cima