Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental – SPVS

Compartilhe esse conteúdo

Sobre o parceiro (colaborador e institucional) – Fundada em 1984, em Curitiba, Paraná, a SPVS já desenvolveu mais de uma centena de projetos em vários estados do Brasil. É reconhecida como uma das mais importantes organizações não-governamentais brasileiras que trabalha pela conservação da natureza. Sua atuação é focada em duas ecorregiões do Paraná. Uma nas áreas de Florestas com Araucária e Campos Naturais e outra na região de Guaraqueçaba, litoral norte do Estado do Paraná – área que está inserida no maior remanescente da Floresta Atlântica brasileira.

Sobre a parceria – A parceria do Mater Natura com a SPVS se desenvolve em dois níveis, sendo que ela já atuou(a) tanto como colaborador de alguns projetos e outras atividades do Mater Natura, como também tem nos propiciado apoio institucional em atividades de políticas públicas, campanhas, eventos e outras atividades voltadas à conservação da diversidade biológica em ecossistemas e unidades de conservação do Paraná.
Em termos de projetos o Mater Natura e a SPVS desenvolveram conjuntamente componentes do ConBio – Condomínio da Biodiversidade, em 2005-2006, por ocasião da COP-8 (Conferência das Partes) da Convenção da Diversidade Biológica (CDB), realizada em Curitiba no mês de março de 2006. O projeto foi financiado pelo HSBC.
No projeto Inventário etnobotânico da APA de Guaraqueçaba-PR: populações tradicionais adjacentes ao Parque Nacional de Superagüi, desenvolvido entre setembro de 1997 e setembro de 1998, a SPVS contribuiu disponibilizando horas técnicas de um técnico para compor a equipe de execução do projeto, bem como cedendo informações disponíveis em base de dados coletadas em outro projeto de levantamento etnobotânica realizado junto as comunidades tradicionais residentes na área continental da APA. Igualmente, a SPVS contribuiu com a execução do projeto Avaliação da vulnerabilidade de extinção das espécies da Floresta Atlântica mediante o uso de redes de interação mutualística entre plantas zoocóricas e aves frugívoras, permitindo a realização de estudos em uma de suas reservas naturais e a utilização de sua infraestrutura para trabalhos em campo.
Por sua vez, o Mater Natura integrou o consórcio de instituições parceiras do projeto da SPVS denominado Corredor das Araucárias, financiado pelo Subprograma Projetos Demonstrativos – PDA em 2011 e 2012, sendo o responsável pela execução das Metas 1 e 2 do projeto (formação da Rede Gestora e delineamento dos limites do Corredor).

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Áreas protegidas

Março foi mês de intercâmbio, workshop e Fórum Florestal

Intercâmbio da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica Entre os dias 6 e 8 de março, recebemos membros da Fundación Vida Silvestre da Argentina e uma representante da WeForest para um intercâmbio no âmbito das ações da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica. A visita técnica aconteceu nas áreas em processo de restauração realizadas

Áreas protegidas

Projetos responsáveis pela compensação de impactos em cavidades naturais subterrâneas estão em etapa final

Em 25 de março de 2021 o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Margem Companhia de Mineração firmaram o Termo de Compromisso de Compensação Espeleológica – TCCE nº 01/2021, com o objetivo de consolidar as obrigações das partes para a execução de seis projetos visando a compensação pelos impactos negativos irreversíveis

Rolar para cima