Subprograma Projetos Demonstrativos – PDA

Compartilhe esse conteúdo

Sobre o parceiro (financiador) – O Subprograma Projetos Demonstrativos – PDA foi criado em 1995, entrando em operação em 1996, ano em que iniciou o apoio aos primeiros projetos. A sua construção resultou de um processo de negociação envolvendo Governo Brasileiro, organismos de cooperação internacional representando os países do G7 e as redes de ONGs e Movimentos Sociais da Amazônia (GTA) e Mata Atlântica (RMA). Implementado pelo Ministério do Meio Ambiente no âmbito do Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais (PPG7), o PDA recebeu recursos financeiros principalmente da Cooperação Internacional Alemã – Banco Alemão de Desenvolvimento (KFW) e o apoio da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GTZ, hoje denominada GIZ) – e teve como principais desafios demonstrar através de experiências inovadoras a possibilidade efetiva de construção, em bases socioambientais, de estratégias de promoção do desenvolvimento sustentável e, a partir dos aprendizados produzidos por estas experiências, estimular a formulação de políticas públicas que contribuam para a difusão e incorporação destas estratégias por outras comunidades, organizações e instituições governamentais.

Sobre a parceria – O Mater Natura participou em cinco projetos financiados pelo componente PDA Mata Atlântica, após aprovação em editais públicos:
• Capacitação em Gestão Participativa de Unidades de Conservação na Região Sul e Mato Grosso do Sul – cujo período de execução foi de junho de 2007 a junho de 2009, abrangendo a capacitação de atores relacionados à gestão participativa de 50 unidades de conservação de âmbito federal, estadual e municipal, situadas nos Estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.
• Formação do Conselho da APA e elaboração do Plano de Manejo da APA Serra da Esperança – tendo por período de execução maio de 2006 a julho de 2009, abrangendo área de 10 municípios paranaenses que formam esta APA. Os produtos do projeto foram a formação do conselho gestor e a elaboração do plano de manejo desta APA.
• Gerenciamento integrado de unidades de conservação da mata atlântica: a capacitação em gestão participativa como uma estratégia de conservação – com execução de 2011 a 2012.
• Governança participativa da Rede Gestora do Corredor de Biodiversidade do Rio Paraná, desenvolvido entre 2010 a 2012, e que permitiu a formação de um grupo de instituições públicas e privadas denominado Rede Gestora, a qual foi responsável por delinear a proposta de limites do Corredor de Biodiversidade do Rio Paraná e definir as ações estratégicas para a sua implementação.
• O Mater Natura integrou o consórcio de instituições parceiras do projeto da SPVS denominado Corredor das Araucárias, financiado pelo PDA em 2011 e 2012, sendo o responsável pela execução das Metas 1 e 2 do projeto (formação da Rede Gestora e delineamento dos limites do Corredor).

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Nossas ações

1º Encontro de Diálogo de Saberes debate temas ambientais com comunidade de Antonina

O 1º Encontro de Diálogo de Saberes promoveu, no dia 11 de abril, importantes trocas entre a comunidade pesqueira tradicional de Antonina/PR e especialistas da área ambiental. O evento faz parte das ações do projeto “Olha o Clima, Litoral!”, realizado pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais, com apoio da Petrobras por meio do

Biblioteca Olha o Clima, Litoral!

Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina”

Instagram Facebook-f Linkedin Youtube Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina” A Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina” é fruto das informações obtidas ao longo das Oficinas de Diálogo Participativo (reuniões realizadas junto à comunidade pesqueira), que ocorreram no ano de 2023, como parte das atividades do projeto “Olha o

Rolar para cima