Projeto restaura 150 hectares no Alto Paraná

Compartilhe esse conteúdo

projeto Reconecta Alto Paraná, realizado desde 2021 pelo Mater Natura em parceria técnico-financeira com o WWF-Brasil e apoio da Rede Gestora do Corredor de Biodiversidade do Rio Paraná, tem a meta de restaurar até o final de 2025 ao menos 200 ha de áreas em uma região que abrange limites transfronteiriços, entre Brasil, Paraguai e Argentina.

O projeto abrange áreas com diferentes características e perfis, sejam elas: unidades de conservação, pequenas, médias e grandes propriedades, corredor ecológico e assentamentos da reforma agrária. Ressalta-se a importância de restaurar ambientes de qualidade para a fauna e possibilitar a recuperação de serviços ecossistêmicos, priorizando a formação de corredores ecológicos em áreas estratégicas. 

Outra vertente destacada no projeto, é a implementação de sistemas agroflorestais, buscando promover uma agricultura sustentável, de baixo impacto e que possa gerar renda para as famílias atendidas.

Por meio do projeto Reconecta Alto Paraná ao menos 25 propriedades e 2 unidades de conservação foram atendidas, sendo implementadas 5 agroflorestas e a proteção de ao menos 20 nascentes. Mais de 170 mil mudas de árvores nativas foram plantadas e houve a geração de renda para 30 pessoas aproximadamente, sendo a maioria delas atores locais.

A restauração ecológica movimenta uma cadeia, que envolve contratações para o plantio e manutenção das mudas, em alguns casos, coletores de sementes, compra de mudas dos viveiros florestais, monitoramento da restauração, articulação e governança. Todos esses elos e fases são figuras importantes para o fortalecimento local e o sucesso dos resultados na recuperação da restauração ecológica e dos serviços ecossistêmicos.

Confira novidades sobre o projeto nas nossas redes: FacebookInstagram e LinkedIn.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Notícias

Projeto Paisagens Conversas avança em ações para restauração em SC

No dia 29 de abril a equipe do projeto “Paisagens Conversas: Restauração Ecológica na Mata Atlântica” se reuniu com o secretário de agricultura de Doutor Pedrinho/SC, moradores de entorno da Reserva Biológica Estadual do Sassafrás e representantes desta UC para apresentação dos resultados da Meta I (Diagnóstico socioambiental) e divulgação das ações planejadas para a

Notícias

Eventos e articulações para fortalecer políticas públicas e a educação ambiental

Pint of Science 2025: ciência e conservação dos oceanos em Pontal do Paraná No próximo dia 21 de maio, participaremos da primeira edição do Pint of Science em Pontal do Paraná, na programação do maior festival de divulgação científica do mundo. O evento acontecerá no bar Cordeiro na Lata, a partir das 19h, e reunirá

Rolar para cima