Projeto “Paisagens Conversas” avança na restauração da Mata Atlântica em Santa Catarina

Compartilhe esse conteúdo

Em julho a equipe do projeto “Paisagens Conversas: Restauração Ecológica na Mata Atlântica” realizou importantes atividades no ’’Projeto de Assentamento Águas Cristalinas”, no município de Vidal Ramos/SC. O objetivo foi coletar dados primários para o diagnóstico socioeconômico das áreas objeto de restauração, por meio de entrevistas com os proprietários e residentes neste assentamento rural.

Visita aos moradores de Vidal Ramos/SC. Foto: Acervo Mater Natura

Segundo a equipe técnica do projeto, foram realizadas 28 entrevistas, que abordaram aspectos como as atividades produtivas, a relação com o meio ambiente e as expectativas em relação ao projeto de restauração. Essas informações serão fundamentais para o planejamento das ações e para garantir a participação da comunidade no processo. 

As atividades conduzidas junto aos proprietários e residentes dos lotes no “Projeto de Assentamento Águas Cristalinas”, além de socializar informações sobre os objetivos do projeto, também propiciou a coleta de informações por meio de entrevistas semiestruturadas e registros fotográficos das propriedades, para contribuir para o diagnóstico socioeconômico local.

Equipe realiza entrevistas para o diagnóstico socioeconômico das áreas objeto de restauração. Foto: Acervo Mater Natura

No dia 6 de agosto, em um encontro realizado na sede da Superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Santa Catarina, a equipe do projeto apresentou os resultados alcançados até o momento para os técnicos do órgão, para representantes do Ministério Público Federal e também para representantes de outras quatro instituições executoras de projetos similares, aprovados em chamada pública promovida pelo Ibama.

Durante a reunião, o coordenador técnico do projeto do Mater Natura, César Tavares, detalhou o diagnóstico e a proposta de projeto finalístico de restauração para a segunda fase do projeto, com a apresentação das atividades realizadas para a marcação de matrizes de espécies da flora ameaçadas de extinção e a respectiva coleta de sementes, bem como as áreas prioritárias delimitadas para a intervenção de recuperação florestal. Também destacou a importância do envolvimento dos atores sociais que interagem com a paisagem, para o sucesso do projeto.

Sobre o Projeto

O projeto “Paisagens Conversas: Restauração Ecológica na Mata Atlântica“, selecionado na Chamada Ibama nº 02/2018, possui como propósito realizar ações de restauração da vegetação nativa, orientadas por diálogos institucionais. A iniciativa visa restaurar a Mata Atlântica, com foco especial no aumento das populações de espécies raras ou ameaçadas, como a Araucaria angustifolia (araucária), Ocotea porosa (imbuia) e Ocotea catharinensis (canela-preta). A área de atuação deste projeto do Mater Natura abrange o Grupo Territorial IV – Doutor Pedrinho, englobando os municípios catarinenses de Doutor Pedrinho, Santa Terezinha e Vidal Ramos, com um total de 289,54 hectares destinados à restauração.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Biblioteca Olha o Clima, Litoral!

6º episódio da websérie aborda resiliência climática no Litoral paranaense a partir do fortalecimento da gestão integrada do território

O sexto episódio da websérie “Olha o Clima, Litoral!” aborda a questão da resiliência climática, ou seja, da capacidade de se adaptar e se recuperar dos impactos das mudanças climáticas, como tempestades, secas e inundações. É como “dar a volta por cima” e continuar funcionando, mesmo diante destes desafios, protegendo vidas, nossos ecossistemas naturais e

Nossas ações

Mater Natura recebe o 30º Prêmio Expressão de Ecologia na categoria Recuperação de Áreas Degradadas

Estivemos no evento de entrega do 30º Prêmio Expressão de Ecologia, no dia 31 de agosto, para receber premiação na categoria Recuperação de Áreas Degradadas. O case do Mater Natura, denominado “Plantando o Futuro: Integração de Projetos para a Década de Restauração da ONU” apresenta os esforços de integração de quatro projetos de restauração executados

Rolar para cima