Pesquisador do Mater Natura publica artigo na revista Oecologia

Compartilhe esse conteúdo

17 de Fevereiro de 2019, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.

A ética e transparência é um dos Valores do Mater Natura, nos guiando para que haja clareza na prestação de contas e ampla divulgação de nossos resultados. A comunicação e difusão das informações técnicas, científicas e acadêmicas produzidas em atividades institucionais e nos projetos da OSCIP é parte do ideal de compartilhar com todos os setores da sociedade as experiências e conhecimentos adquiridos.

Com esse intuito, no Relatório que condensa nossa história e os resultados de 35 anos de atuação da OSCIP, foi incluído um capítulo sobre Comunicação e Publicações (páginas 88 a 105 deste link). O capítulo apresenta as referências bibliográficas de 147 publicações lançadas neste período, resultantes da execução de 35 de nossos projetos. Elas compreendem 9 teses de doutorado e 10 dissertações de mestrado, livros, capítulos de livros, resumos em congressos e eventos similares, trabalhos em periódicos técnico – científicos, além de outros como link para seção de vídeos, jogos didáticos e alguns folders.

A mais recente publicação referente aos trabalhos do Mater Natura foi efetuada agora em janeiro de 2019, na revista científica internacional Oecologia. Trata-se do artigo “Local drivers of the structure of a tropical bird‑seed dispersal network”, de autoria dos pesquisadores Tiago Machado de Souza, Ricardo Pamplona Campos, Mariano Devoto e Isabela Galarda Varassin, e refere-se a mais um dos resultados do desenvolvimento do projeto “Avaliação da vulnerabilidade de extinção das espécies da Floresta Atlântica mediante o uso de redes de interação mutualística entre plantas zoocóricas e aves frugívoras”, desenvolvido entre 2011 a 2013 pelo Mater Natura em parceria com o Laboratório de Interações & Biologia Reprodutiva da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com o patrocínio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

Com foco voltado para as interações entre as aves frugívoras e as plantas ornitocóricas, fizeram parte dos objetivos deste projeto: (i) determinar as redes de interações entre aves e plantas ao longo da sucessão florestal da Mata Atlântica do Sul do Brasil; (ii) conhecer os frutos e nutrientes da Floresta Atlântica disponíveis às aves; (iii) avaliar as espécies mais resistentes e as mais vulneráveis à extinção.

Em relação ao artigo recém publicado, o estudo revelou que a estrutura geral da rede de interação entre plantas e aves dispersoras de sementes pode ser predita por distintos modelos envolvendo abundância das espécies, abundância de frutos, sobreposição espacial, temporal e morfologia das plantas e aves. No entanto, as interações par a par entre as espécies foi melhor predita pela sobreposição temporal entre elas, ou seja, a coocorrência mensal entre as aves e os frutos maduros das plantas foi o fator que melhor explicou as interações observadas em campo. Desta forma, os autores destacam que a dispersão de sementes por aves pode ser fortemente influenciada por alterações fenológicas nas plantas e aves, principalmente em relação às decorrentes das mudanças climáticas.

Clique aqui e leia o artigo na íntegra.

Capa da revista Oecologia
Capa da revista Oecologia

Confira algumas fotos registradas durante a execução do projeto!

Aburria jacutinga - Foto: Tiago Machado de Souza
Jacutinga (Aburria jacutinga). Foto: Tiago Machado de Souza.
Fruto de Guarea macrophylla, "pau - de - arco" - Foto: Tiago Machado de Souza
Fruto de pau-de-arco (Guarea macrophylla). Foto: Tiago Machado de Souza.
Ramphastos vitellinus, "tucano - de - bico - preto". Foto: Tiago Machado de Souza
Tucano-de-bico-preto (Ramphastos vitellinus). Foto: Tiago Machado de Souza.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Biblioteca Olha o Clima, Litoral!

Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina”

Instagram Facebook-f Linkedin Youtube Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina” A Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina” é fruto das informações obtidas ao longo das Oficinas de Diálogo Participativo (reuniões realizadas junto à comunidade pesqueira), que ocorreram no ano de 2023, como parte das atividades do projeto “Olha o

Áreas protegidas

Março foi mês de intercâmbio, workshop e Fórum Florestal

Intercâmbio da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica Entre os dias 6 e 8 de março, recebemos membros da Fundación Vida Silvestre da Argentina e uma representante da WeForest para um intercâmbio no âmbito das ações da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica. A visita técnica aconteceu nas áreas em processo de restauração realizadas pelo Mater

Rolar para cima