Projeto do Mater Natura em parceria com a SEMA completou um ano de execução

Compartilhe esse conteúdo

14 de Fevereiro de 2019, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.

Com execução do Mater Natura, parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Paraná (SEMA) e financiamento da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, o Projeto “Estudos técnicos para criação de unidade de conservação de proteção integral em remanescentes significativos de Floresta Ombrófila Mista, no Paraná”, teve seu início em janeiro de 2018.

Previsto para ser finalizado em agosto de 2020, as seguintes atividades foram desenvolvidas em seu primeiro ano de execução. No semestre inicial foram realizadas reuniões com pesquisadores e instituições públicas e privadas, com o intuito de apresentar o projeto e coligir informações a respeito de remanescentes de Floresta com Araucária em bom estado de conservação. Com base nestas reuniões e levantamentos bibliográficos e cartográficos foram pré-selecionadas nove áreas, as quais foram objeto de apresentação e discussão durante Oficina com representantes de instituições governamentais e não governamentais, e pesquisadores independentes. Como resultado da oficina foram selecionadas as quatro áreas (dentre as nove) com maior potencial ecológico, para receberam visita técnica, a qual foi realizada em novembro de 2018.

Uma segunda oficina ocorreu em dezembro de 2018, com o objetivo de apresentar os resultados das visitas técnicas em campo nas quatro áreas selecionadas na Oficina 1, bem como apresentar e discutir os critérios de priorização a serem aplicados para a seleção da área que receberá um estudo mais aprofundado, visando a sua indicação aos órgãos ambientais para criação de uma unidade de conservação (UC) de proteção integral.

O mês de janeiro de 2019 foi dedicado à elaboração dos relatórios parciais, técnico e financeiro, correspondentes às atividades desenvolvidas durante o segundo semestre do projeto. Para o terceiro semestre, estão previstas as seguintes atividades: análise multicritério das quatro áreas pré-selecionadas para definição de uma delas, na qual será efetuado um estudo mais aprofundado, para elaboração de um diagnóstico que embasará a proposta para criação da UC de proteção integral.

Confira as fotos da segunda oficina do projeto!

Segunda oficina - Apresentação dos resultados das visitas técnicas em campo.
Segunda oficina – Apresentação dos resultados das visitas técnicas em campo.
Segunda oficina - Apresentação dos critérios para escolha das áreas que receberão estudo mais aprofundado.
Segunda oficina – Apresentação dos critérios para escolha das áreas que receberão estudo mais aprofundado.

 

 

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Nossas ações

Participe do Mutirão de remoção de braquiárias-d’água em Antonina!

O projeto “Olha o Clima, Litora!” promove, no dia 11/05, a partir das 8h30, o Mutirão de remoção de braquiárias-d’água, em Antonina, no Litoral do Paraná. As braquiárias-d’água são capins exóticos invasores (não nativos da região) que ameaçam seriamente a biodiversidade local, transformando em “desertos verdes” as áreas onde se espalham, por dificultarem a sobrevivência

Nossas ações

1º Encontro de Diálogo de Saberes debate temas ambientais com comunidade de Antonina

O 1º Encontro de Diálogo de Saberes promoveu, no dia 11 de abril, importantes trocas entre a comunidade pesqueira tradicional de Antonina/PR e especialistas da área ambiental. O evento faz parte das ações do projeto “Olha o Clima, Litoral!”, realizado pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais, com apoio da Petrobras por meio do

Rolar para cima