26 de Maio de 2019, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.
Atualizado em 27 de maio de 2019.
Na manhã do Dia Mundial da Biodiversidade (22/05) foi realizado evento no Auditório Freitas Nobre da Câmara dos Deputados contra os 5 (cinco) projetos de lei que tramitam na Câmara com o objetivo de liberar a caça aos animais silvestres.
Organizado pela Frente Parlamentar Ambientalista, Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Animais, Aliança Pró Biodiversidade (APB), Movimento Todos Contra a Caça, Mater Natura, WWF, e outros apoiadores, na ocasião foram apresentados as seguintes ações e documentos que demonstram que a absoluta maioria da população brasileira não aceita a caça:
1) Manifesto impresso com 824 assinaturas de relevantes segmentos e pessoas da sociedade, sendo: 35 de Redes/Coletivos, 288 de ONGs, 399 de técnicos/ pesquisadores, 70 de artistas e 32 de políticos).
2) Petição online na plataforma Change, contra os 5 PLs, que já ultrapassou as 583 mil adesões.
3) Pesquisa Ibope encomendada pelo WWF que demonstra que 93% da população brasileira é contra a caça.
4) Nota de Repúdio do Ministério Público do Estado do Paraná às proposições legislativas que que permitem a caça da fauna silvestre
Após o evento, deputados e representantes da sociedade civil entregaram cópias do manifesto e apresentaram essas informações para lideranças parlamentares, em seus gabinetes da Câmara.
Repasse de informações sobre o Manifesto a parlamentares na Câmara. Foto: WWF Brasil.
Lembrando que no dia 14 de maio o presidente do Conselho Federal de Biologia – CFBio, Wlademir João Tadei, enviou ofícios ao ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e ao presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara Federal, Rodrigo Agostinho, manifestando-se de forma contrária aos projetos que tratam da liberação da caça de animais silvestres em território nacional. Veja aqui a manifestação do CFBio.
Os cinco projetos de lei pró-caça são:
– PL 6.268/2016 (PL da Caça): do ex-deputado federal Valdir Colatto (MDB-SC) e que pretende liberar as caças esportiva e profissional;
– PLP 436/2014: do deputado federal Rogério Peninha Mendonça (MDB-SC), que tenta passar para os Estados o fornecimento de autorizações de caça;
– PL 7.136/2010: do deputado federal licenciado e atual chefe da Casa Civil do Governo Bolsonaro, Onyx Lorenzoni (DEM-RS), que propõe passar para os municípios a emissão de licenças de caça; e
– PL 986/2015, do deputado federal Rogério Peninha Mendonça (MDB/SC) e PL 1.019/2019, do deputado federal Alexandre Leite (DEM-SP): ambos pretendem criar o Estatuto dos CACs – Colecionadores, Atiradores e Caçadores.
Contamos com a ajuda de todos vocês para os próximos passos da campanha contra os PLs, especialmente a de atingir a meta de 1 milhão de assinaturas na petição digital contra os 5 PLs. Assine compartilhe o link da petição em suas redes sociais!
#TODOSCONTRAACAÇA