Mater Natura é um dos vencedores do 26º Prêmio Expressão de Ecologia

Compartilhe esse conteúdo

26 de Maio de 2019, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.

No início do mês de maio o Mater Natura recebeu a notícia de que estava entre os vencedores do 26º Prêmio Expressão de Ecologia. O Prêmio Expressão de Ecologia foi criado em 1993 pela Editora Expressão, um ano após a Conferência Mundial do Meio Ambiente no Rio de Janeiro – Eco 92.

O objetivo da criação desta premiação era divulgar as ações ambientais das empresas da região Sul do Brasil e incentivar outras a fazerem o mesmo. Ao longo dos anos o Prêmio Expressão de Ecologia se tornou a maior premiação ambiental do Sul e de maior longevidade no país, com a participação de 2.756 cases inscritos das principais empresas, ONGs, prefeituras e entidades da região durante esses 26 anos.

Esta é a terceira vez que o Mater Natura conquista esta premiação! A primeira foi em 2008, na 16ª edição do Prêmio, pelo projeto “Ecolista – Cadastro Nacional de Instituições Ambientalistas”, depois em 2015 na sua 22ª edição com o “Projeto ConBio: capacitação para conservação da Mata Atlântica”.

E, neste ano foi por meio do projeto “Desvendando a biodiversidade de anfíbios anuros da Mata Atlântica do Paraná e Santa Catarina”, que relata os estudos e projetos realizados para a conservação da diversidade destes animais na Mata Atlântica e que resultaram na descoberta de 21 novas espécies de sapinhos. Os pesquisadores responsáveis por estes estudos são: Luiz Fernando Ribeiro, Marcio Pie, Marcos Bornschein e Peterson Leivas; sendo que quatro dos estudos realizados foram patrocinados pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.  Nesta edição haviam 113 projetos inscritos e houve 23 vencedores.

Em nosso Relatório de Atividades (1983-2018)  é possível conhecer as 26 espécies de animais do bioma Mata Atlântica em que pesquisadores associados ao Mater Natura participaram da sua descoberta ou descrição, clique aqui e conheça! (A partir da página 26).

E aqui pode-se visualizar todos os prêmios concedidos ao Mater Natura em reconhecimento aos 35 anos de trabalho da instituição, período em que vem contribuindo para a conservação da diversidade cultural e biológica do bioma Mata Atlântica.

Prêmio Expressão Ecologia 2018-2019.
Prêmio Expressão Ecologia 2018-2019.
Brachycephalus mirissimus, uma das espécies descobertas no período do desenvolvimento dos projetos.
Brachycephalus mirissimus, uma das espécies descobertas no período do desenvolvimento dos projetos.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Biblioteca Olha o Clima, Litoral!

Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina”

Instagram Facebook-f Linkedin Youtube Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina” A Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina” é fruto das informações obtidas ao longo das Oficinas de Diálogo Participativo (reuniões realizadas junto à comunidade pesqueira), que ocorreram no ano de 2023, como parte das atividades do projeto “Olha o

Áreas protegidas

Março foi mês de intercâmbio, workshop e Fórum Florestal

Intercâmbio da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica Entre os dias 6 e 8 de março, recebemos membros da Fundación Vida Silvestre da Argentina e uma representante da WeForest para um intercâmbio no âmbito das ações da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica. A visita técnica aconteceu nas áreas em processo de restauração realizadas pelo Mater

Rolar para cima