Projeto Corredores de Biodiversidade promove curso de monitoramento florestal

Compartilhe esse conteúdo

10 de Fevereiro de 2019, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.

Durante os dias 31 de janeiro e 01 de fevereiro de 2019 aconteceu o “Curso de Restauração Ecológica: foco no monitoramento” no Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, em Mato Grosso do Sul. O curso foi organizado como cumprimento de uma das metas do projeto Corredores de Biodiversidade do Rio Paraná e das Araucárias, patrocinado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e executado pelo Mater Natura. A meta de capacitação contemplada neste curso busca contribuir para a formação dos atores locais e sua inserção qualificada no mercado de trabalho e ações futuras do projeto. A capacitação teve a participação de 21 alunos representando diferentes instituições dos estados de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.

A capacitação foi organizada em teoria e prática. Durante as aulas teóricas foram abordados conceitos da ecologia da restauração relacionados à elaboração e implementação de projetos de restauração, conceitos relacionados à definição de métodos de monitoramento da restauração e também foi apresentado o método de monitoramento oficial do Estado de São Paulo. Já nas atividades práticas os alunos foram divididos em grupos, instalaram parcelas de 25 metros em diferentes áreas de plantio de mudas de essências de árvores nativas da região, fizeram medição de cobertura de copas e indicação de plantas regenerantes e mudas plantadas. Após a aquisição de dados em campo, receberam instruções acerca dos cálculos necessários à interpretação de resultados e realizaram discussões acerca dos resultados obtidos e de eventuais medidas de manejo adaptativo.

O curso foi ministrado por Antônio Carlos Galvão de Melo, engenheiro florestal pela Universidade de São Paulo e Doutor em Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo, Melo atua na pesquisa em ecologia vegetal e na implementação de projetos de restauração ecológica e pela bióloga Natália Guerin, Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo, que atua em projetos que envolvem recuperação de áreas degradadas, monitoramento de áreas em restauração e ministra cursos de aperfeiçoamento principalmente de identificação de espécies arbóreas e classificação da vegetação para fins de licenciamento ambiental.

Para o próximo semestre está previsto um seminário, em Foz do Iguaçu (PR),com membros das redes gestoras dos Corredores de Biodiversidade do Rio Paraná e das Araucárias. Para mais informações sobre este projeto, clique aqui.

Confira as fotos da capacitação!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Nossas ações

Participe do Mutirão de remoção de braquiárias-d’água em Antonina!

O projeto “Olha o Clima, Litora!” promove, no dia 11/05, a partir das 8h30, o Mutirão de remoção de braquiárias-d’água, em Antonina, no Litoral do Paraná. As braquiárias-d’água são capins exóticos invasores (não nativos da região) que ameaçam seriamente a biodiversidade local, transformando em “desertos verdes” as áreas onde se espalham, por dificultarem a sobrevivência

Nossas ações

1º Encontro de Diálogo de Saberes debate temas ambientais com comunidade de Antonina

O 1º Encontro de Diálogo de Saberes promoveu, no dia 11 de abril, importantes trocas entre a comunidade pesqueira tradicional de Antonina/PR e especialistas da área ambiental. O evento faz parte das ações do projeto “Olha o Clima, Litoral!”, realizado pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais, com apoio da Petrobras por meio do

Rolar para cima