Corredores de Biodiversidade

Início: Agosto 2017
Término: Fevereiro 2022
Financiador: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES

 

Corredores de Biodiversidade

Participação do Mater Natura no Projeto: Instituição proponente e executora

Financiador: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES

Parceiros: Engie, Universidade Positivo (UP), Itaipu Binacional, Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (Imasul), Companhia Energética de São Paulo (CESP), Prefeitura Municipal de Naviraí-MS, Prefeitura Municipal de Taquarussu-MS, Prefeitura Municipal de Icaraíma-PR, Prefeitura Municipal de Jateí-MS, Prefeitura Municipal de Querência do Norte-PR, Grupo de Estudos em Proteção a Biodiversidade (GEBIO), Consórcio Intermunicipal da APA Federal do Noroeste do Paraná (COMAFEN), Consórcio Intermunicipal para a Proteção do Remanescente do Rio Paraná (CORIPA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) por intermédio dos Parques Nacionais de Ilha Grande e do Iguaçu e da APA das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná; Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Superintendência estadual do INCRA no Paraná, Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, Ecosia, Macuco Safári, Gênese Engenharia e Meio Ambiente.

Equipe Executora:
Coordenador: Marcelo Limont
Técnicos e Consultores: Flávio Bonilauri, Francisco Putini, Flávia Heloísa Rodriguez e Ana Paula F. da Silva
Gerente financeiro: Helena Zarantonielli da Costa
Gerente técnico: Paulo A. Pizzi

Descrição:

Em 2009, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES lançou uma linha de financiamento não reembolsáveis para projetos de restauração florestal, por intermédio do edital Iniciativa BNDES Mata Atlântica que apoiou a execução de 14 projetos para restauração de 2.700 hectares de vegetação nativa em áreas de preservação permanente ciliares e unidades de conservação do bioma, totalizando o aporte de R$ 37 milhões. Um dos citados projetos, denominado Cultivando Esperança: Recuperar a Floresta para Colher Benefícios, foi executado pelo Mater Natura entre dezembro de 2011 a dezembro de 2016 com a restauração de 95 hectares.

Concluídos os projetos supracitados, em maio de 2015, o Banco lançou um novo edital denominado BNDES Restauração Ecológica – Foco 01/2015, para dar continuidade e ampliar o apoio à restauração deste bioma que abriga 70% da população brasileira. Este segundo edital recebeu 78 propostas, sendo aprovados os 12 (doze) projetos classificados em processo interno de avaliação por mérito técnico, entre eles o novo projeto do Mater Natura, denominado Corredores de Biodiversidade.

O objetivo do BNDES com esta linha de financiamento é propiciar o aumento da cobertura vegetal com espécies nativas, além de fortalecer a estrutura técnica e de gestão da cadeia produtiva do setor de Restauração Ecológica no Brasil.

O objetivo do projeto Corredores de Biodiversidade é implantar ações de restauração ecológica no território dos Corredores de Biodiversidade do Rio Paraná e das Araucárias e seus ecossistemas associados. Nestas unidades de planejamento territorial foram formadas as Redes Gestoras, que são constituídas por instituições das esferas governamentais, da sociedade civil organizada, dos setores empresariais e de pesquisa, cuja atuação estão direcionadas para a construção de agendas conjuntas de trabalho, em especial, sobre a temática da conectividade florestal. Neste cenário, 16 parceiros irão apoiar a restauração de seis áreas, totalizando 351 hectares em diferentes contextos socioambientais localizados nos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul.

O programa BNDES Restauração Ecológica surge como potencial elo de referência dessa construção compartilhada de agendas de trabalho, capaz de agregar ações das instituições em torno da temática da restauração florestal. Dessa forma, não apenas um quantitativo de área reflorestada será produto do presente projeto, mas também, a abertura real de um ciclo futuro de ações conjuntas e orientadas pela perspectiva da conectividade florestal. Pois além da restauração em si são metas do presente projeto a capacitação técnica de agricultores e a articulação institucional dos integrantes das Redes Gestoras dos dois Corredores Biológicos.

Clique neste link e tenha acesso ao contrato firmado entre BNDES e Mater Natura para a execução do projeto.

Acompanhe abaixo as notícias do projeto!

 

Acompanhe notícias e mais informações sobre o projeto

 

Confira todas as notícias sobre o projeto

 

Instagram

 

Rolar para cima