Pesquisador associado ao Mater Natura realiza palestra na China sobre anfíbios anuros da Mata Atlântica

Compartilhe esse conteúdo

11 de Fevereiro de 2019, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.

O bioma Mata Atlântica é um dos maiores hotspots de biodiversidade no mundo, abrigando mais de 500 espécies de anfíbios. Pesquisadores associados ao Mater Natura participaram da descoberta e descrição de 21 anfíbios anuros entre os anos de 1998 e 2018.

Destes 21 anfíbios, 15 foram identificados durante o desenvolvimento de dois projetos realizados sob a coordenação do pesquisador Marcio Pie. No âmbito destes projetos, executados pelo Mater Natura em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e patrocínio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, foram realizadas expedições para caracterizar a diversidade de anuros em regiões montanhosas do Paraná e Santa Catarina, resultando na identificação destas novas espécies de anuros dos gêneros Melanophryniscus e Brachycephalus entre o período de 2015 e 2018. Todas as novas espécies apresentam uma distribuição muito restrita, levando a uma especial preocupação sobre a sua conservação. Além disso, a descoberta de tantas novas espécies em um pequeno período de tempo sugere que a diversidade de anuros de montanhas, particularmente em florestas nebulares, ainda pode estar consideravelmente subestimada.

Em reconhecimento à importância científica destas descobertas, em dezembro de 2018, Marcio foi convidado a fazer uma visita à University of Guangxi, em Nanning – China. Durante a viagem, Pie foi a campo com os pesquisadores desta Universidade e também concedeu uma palestra sobre o trabalho com anfíbios anuros da Mata Atlântica realizado por ele e outros dois pesquisadores, Luís Fernando Ribeiro e Marcos Ricardo Bornschein, também associados ao Mater Natura e que integraram a equipe técnica dos citados projetos. O objetivo desta aproximação, além da troca de informações é colaborar com o estudo de anuros do sudeste da Ásia.

Abaixo, as fotos da visita de Marcio à China!

Márcio Pie durante palestra na University of Guangxi.
Marcio Pie durante palestra na University of Guangxi.
Márcio e equipe do laboratório do Dr. Madhava Meegaskumbura da University of Guangxi.
Marcio (ao centro) e equipe do laboratório do Dr. Madhava Meegaskumbura da University of Guangxi.

 

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Biblioteca Olha o Clima, Litoral!

Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina”

Instagram Facebook-f Linkedin Youtube Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina” A Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina” é fruto das informações obtidas ao longo das Oficinas de Diálogo Participativo (reuniões realizadas junto à comunidade pesqueira), que ocorreram no ano de 2023, como parte das atividades do projeto “Olha o

Áreas protegidas

Março foi mês de intercâmbio, workshop e Fórum Florestal

Intercâmbio da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica Entre os dias 6 e 8 de março, recebemos membros da Fundación Vida Silvestre da Argentina e uma representante da WeForest para um intercâmbio no âmbito das ações da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica. A visita técnica aconteceu nas áreas em processo de restauração realizadas pelo Mater

Rolar para cima