Museu Paranaense

Compartilhe esse conteúdo

Sobre o parceiro (colaborador) – Idealizado por Agostinho Ermelino de Leão e José Candido Murici, o Museu Paranaense foi inaugurado no dia 25 de setembro de 1876, em Curitiba (PR). Com um acervo de 600 peças, entre objetos, artefatos indígenas, moedas, pedras, insetos, pássaros e borboletas, era então, o primeiro no Paraná e o terceiro no Brasil. Em 1882, de particular transformou-se em órgão oficial de governo. A partir daí, passou a receber contínuas doações. Deixa de ser um simples depósito para ser um centro de instrução e pesquisa, propiciando a vinda de “missões científicas” para o Paraná. Atualmente o Museu Paranaense desenvolve estudos nas áreas da Arqueologia, Antropologia, História e Numismática.

Sobre a parceria – A parceria com o Mater Natura ocorreu durante o projeto Revisão do Plano de Manejo do Parque Estadual de Vila Rica, Fênix-PR, que foi selecionado em edital do MMA/FNMA – Fundo Nacional do Meio Ambiente, e desenvolvido de junho de 2002 a janeiro de 2004. O Parque Estadual de Vila Rica do Espírito Santo (PEVR) foi criado em 1955 em função do seu valor histórico e arqueológico inestimáveis, pois ali estão localizadas as ruínas de Villa Rica del Espiritu Santu, uma das 16 comunidades jesuíticas espanholas fundadas nos séculos XVI e XVII, e que deram origem ao seu nome. Esta Unidade de Conservação (UC) também preserva um dos únicos remanescentes da Floresta Estacional Semidecidual no Paraná.
O Museu Paranaense vem desenvolvendo pesquisas arqueológicas na área do PEVR desde 1954, tendo realizado levantamentos históricos, a topografia das ruínas, além de escavações arqueológicas e vistoria dos limites do Parque buscando a identificação de novos sítios arqueológicos e o monitoramento dos já cadastrados. No âmbito do projeto do Mater Natura, o Museu Paranaense cedeu a arqueóloga Claudia Inês Parellada para integrar a equipe técnica que efetuou levantamentos de campo na região e a revisão do plano de manejo inicial desta UC, datado de 1987.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Notícias

Projeto Paisagens Conversas avança em ações para restauração em SC

No dia 29 de abril a equipe do projeto “Paisagens Conversas: Restauração Ecológica na Mata Atlântica” se reuniu com o secretário de agricultura de Doutor Pedrinho/SC, moradores de entorno da Reserva Biológica Estadual do Sassafrás e representantes desta UC para apresentação dos resultados da Meta I (Diagnóstico socioambiental) e divulgação das ações planejadas para a

Notícias

Eventos e articulações para fortalecer políticas públicas e a educação ambiental

Pint of Science 2025: ciência e conservação dos oceanos em Pontal do Paraná No próximo dia 21 de maio, participaremos da primeira edição do Pint of Science em Pontal do Paraná, na programação do maior festival de divulgação científica do mundo. O evento acontecerá no bar Cordeiro na Lata, a partir das 19h, e reunirá

Rolar para cima