Mater Natura recebe visita de equipe do BNDES em área em processo de restauração ecológica

Compartilhe esse conteúdo

No final de maio, uma equipe do BNDES esteve em Foz do Iguaçu para visitar uma das áreas do projeto Corredores de Biodiversidade. O projeto foi realizado entre setembro de 2017 e fevereiro de  2022 e contou com o patrocínio do banco, além do apoio das Redes Gestoras dos Corredores de Biodiversidade do Rio Paraná e das Araucárias.

Equipe do BNDES, ICMBio (PNI) e Mater Natura durante a visita técnica

A visita faz parte de uma avaliação de conclusão do referido projeto. Durante a visita foi possível identificar espécies plantadas há 4 anos, frutificando, bem como o desenvolvimento de exemplares regenerantes no local onde ocorreu o plantio dentro do Parque Nacional do Iguaçu (PNI), na antiga fazenda Salinet, última área a ser desapropriada dentro da unidade de conservação.

A área total objeto de intervenção no PNI foi de 52 hectares, em que ocorreu técnicas de plantio total em áreas com grande biomassa de capim colonião e condução de regeneração natural, as intervenções aconteceram em 2019. Considerando as 5 áreas de intervenção do projeto, foram restaurados um total de 351 hectares. 

Na imagem, indivíduos adultos e regenerantes em área em processo de restauração

Ainda como parte do projeto Corredores de Biodiversidade, foi lançado a publicação “Corredores de Biodiversidade do Rio Paraná e das Araucárias: 10 anos”, que traz o contexto do projeto, atividades realizadas no período e experiências compartilhadas pelos membros das Redes Gestoras dos dois Corredores de Biodiversidade  que aconteceram ou estão acontecendo no território.

Clique aqui para conferir a publicação! 
 

Local “mais claro” refere-se à área em processo de restauração

Atualmente, o Mater Natura possui quatro projetos de restauração ecológica, abrangendo ecossistemas florestais, de cerrado e de manguezais

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Notícias

Campos de Altitude: biodiversidade ameaçada por mudanças na legislação ambiental

A Apremavi e a Rede de ONGs da Mata Atlântica, ao lado de outras organizações ambientalistas como o Mater Natura, estão realizando uma campanha em defesa de uma importante fitofisionomia do bioma Mata Atlântica. Os Campos de Altitude apresentam alta biodiversidade e endemismo, com espécies que se adaptaram a condições de clima rigoroso e sazonalidade

Rolar para cima