Projeto “Olha o Clima, Litoral!” participa do 2º Mutirão de Limpeza de Manguezais de Antonina

Compartilhe esse conteúdo

Evento contou com ações de educação ambiental e retirou mais de 2,67 toneladas de lixo

Na primeira sexta-feira do mês (02/06), participamos do 2º Mutirão de Limpeza dos Manguezais em Antonina. A ação contou com 60 voluntários que participaram ativamente da retirada de cerca 2,67 toneladas de resíduos, sendo 1,72 toneladas de recicláveis e 950 kg de outros resíduos. A limpeza foi realizada nos manguezais de Ponta Grossa, Portinho e Ponta da Pita, na cidade histórica de Antonina. Os recicláveis foram destinados a uma cooperativa local de catadores.

Enquanto a limpeza era realizada, a Praça Romildo Gonçalves Pereira – Feira-mar, em frente ao trapiche central do município, reuniu uma programação cultural e ações de sensibilização para receber estudantes das redes municipal e estadual de ensino, visitantes e a comunidade local.

Mais de 300 crianças participaram do evento e visitaram a exposição do projeto “Olha o Clima, Litoral!”, onde puderam aprender sobre a importância dos manguezais e ecossistemas associados e as ameaças como a poluição, a mudança climática e as espécies de plantas exóticas – a exemplo das braquiárias-d’água, que invadiram a baía de Antonina.

Os visitantes puderam também conhecer mais sobre as espécies que vivem na região de formas interativas. Na exposição, uma representação de uma árvore de mangue expôs imagens e informações sobre elas e, com o uso de binóculos, quem estava lá pôde observar as espécies que vivem ali mesmo, perto do trapiche. 

O 2º Mutirão de Limpeza dos Manguezais em Antonina foi realizado pela empresa pública Portos do Paraná em conjunto com diversos parceiros, incluindo o projeto “Olha o Clima, Litoral!”: Prefeitura Municipal de Antonina, Porto Ponta do Félix, Cia Ambiental, DTA Engenharia, Colônia de Pescadores Z-8 de Antonina, Escoteiros do Mar de Antonina, Coleta Seletiva do KM-4, Movimento Viva + Antonina, projeto “Meros do Brasil”, Ademadan, Nutrimental, Livraria da Barca, Rede Massa, Camboa Antonina e Clube Náutico Antonina.

🐦O projeto “Olha o Clima, Litoral!” é realizado pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais e conta com apoio da Petrobras por meio do programa Petrobras Socioambiental.

Siga-nos nas redes sociais

Se você quer nos apoiar ou atuar em parceria, entre em contato: (41) 99716-0054 – [email protected]

Galeria com fotos:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Nossas ações

Mutirão remove 80 kg de braquiárias-d’água de manguezais de Antonina

Ação visa sensibilizar e envolver a comunidade em ações para manutenção da biodiversidade e maior resiliência climática O Mutirão de remoção de braquiárias-d’água, realizado no dia 11 de maio pelo projeto “Olha o Clima, Litoral!”, removeu cerca de 80 kg de braquiárias-d’água de manguezais e ambientes associados da baía de Antonina, no Paraná – que

Biblioteca Olha o Clima, Litoral!

Cartilha “Manual de boas práticas para o manejo de braquiárias-d’água”

Instagram Facebook-f Linkedin Youtube Cartilha “Manual de boas práticas para o manejo de braquiárias-d’água” As braquiárias-d’água são espécies exóticas invasoras de capim trazidas da África para o Brasil, muito utilizadas na alimentação de búfalos, bois e também em plantações de café e milho. No litoral do Paraná, elas foram usadas em pastagens para búfalos na

Rolar para cima