Mater Natura e WWF-Brasil iniciam parceria em projeto de restauração ecológica

Compartilhe esse conteúdo

28 de junho de 2021, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.

Em 2019, o Mater Natura e o WWF-Brasil iniciaram uma parceria técnico-financeira para a construção do Plano de Restauração da Mata Atlântica na Ecorregião do Alto Paraná (Parque Nacional do Iguaçu – Parque Nacional de Ilha Grande) posteriormente estendido até o Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema no Mato Grosso do Sul.

Por meio desse projeto, ocorreu a realização de oficinas temáticas, a prospecção de 700 hectares para a restauração ecológica nas áreas escopo do Plano de Restauração e o envolvimento de mais de 150 pessoas. Em sua realização, o projeto teve o apoio da Rede Gestora do Corredor de Biodiversidade do Rio Paraná e do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, entre outros especialistas.

A atuação do Mater Natura na ecorregião do Alto Paraná ocorre há quase 20 anos. Ressalta-se que a atuação de nosso Instituto em conjunto com a Rede Gestora do Corredor de Biodiversidade do Rio Paraná, resultaram nos últimos dez anos em planejamento territorial, governança, restauração ecológica, entre outros trabalhos.

O WWF-Brasil também atua na região há quase 20 anos, tendo em 2003,  publicado o documento intitulado “Uma visão de biodiversidade da ecorregião florestas do alto Paraná – bioma mata atlântica: planejando a paisagem de conservação da biodiversidade e estabelecendo prioridades para ações de conservação”. Este documento foi resultado do esforço coletivo da equipe do WWF juntamente com várias outras instituições do Brasil, Paraguai e Argentina. A Visão de Biodiversidade é um documento norteador para o planejamento de ações de conservação da biodiversidade na ecorregião.

Destaca-se que em 2021 iniciou-se a Década da Restauração de Ecossistemas, declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU). O que ressalta ainda mais a importância de trabalhos voltados para ações de conservação e restauração.

Em junho de 2021, como continuidade de trabalhos conjuntos na região, considerando a importância de ações prioritárias e como uma fase de implementação do Plano de Restauração, o WWF-Brasil e o Mater Natura, firmam uma nova parceria técnico-financeira para restauração ecológica de 60 hectares até o ano de 2024. Salienta-se que o WWF-Brasil assumiu o compromisso de restaurar ao menos 200 hectares na ecorregião.

Em breve, o Mater Natura e o WWF-Brasil realizarão um Webinar para apresentar os resultados do Plano de Restauração, bem como as áreas em que ocorrerá restauração nesta primeira fase.

Área prospectada no Plano de Restauração da Mata Atlântica.

 

 

 

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Biblioteca Olha o Clima, Litoral!

Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina”

Instagram Facebook-f Linkedin Youtube Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina” A Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina” é fruto das informações obtidas ao longo das Oficinas de Diálogo Participativo (reuniões realizadas junto à comunidade pesqueira), que ocorreram no ano de 2023, como parte das atividades do projeto “Olha o

Áreas protegidas

Março foi mês de intercâmbio, workshop e Fórum Florestal

Intercâmbio da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica Entre os dias 6 e 8 de março, recebemos membros da Fundación Vida Silvestre da Argentina e uma representante da WeForest para um intercâmbio no âmbito das ações da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica. A visita técnica aconteceu nas áreas em processo de restauração realizadas pelo Mater

Rolar para cima