Mater Natura recebe o 30º Prêmio Expressão de Ecologia na categoria Recuperação de Áreas Degradadas

Compartilhe esse conteúdo

Estivemos no evento de entrega do 30º Prêmio Expressão de Ecologia, no dia 31 de agosto, para receber premiação na categoria Recuperação de Áreas Degradadas. O case do Mater Natura, denominado “Plantando o Futuro: Integração de Projetos para a Década de Restauração da ONU” apresenta os esforços de integração de quatro projetos de restauração executados pelo Instituto de forma a contribuir com os objetivos da Década de Restauração da ONU para recuperação de ecossistemas em todo o planeta no período entre 2021 e 2030. Quem nos representou foi nosso associado Ricardo Pamplona Campos.

Ricardo Pamplona recebe o prêmio em nome do Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais. Foto: Acervo Mater Natura

“O Mater Natura se sente honrado em receber o 30º Prêmio Expressão de Ecologia na categoria Recuperação de Áreas Degradadas. Com 30 anos de existência esta é a categoria de prêmio mais antiga na área ambiental em todo o Brasil, onde temos centenas de cases concorrendo anualmente”, compatilha o presidente do Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais, Paulo Pizzi.

O que fizemos

Focado nos Biomas Mata Atlântica e Cerrado, lar de 70% dos brasileiros, o case se dedica a apresentar os esforços de restauração realizados nos seguintes ecossistemas / projetos:

No litoral do Paraná, combatemos a invasão da braquiária-d’água para promover a regeneração natural de 6 ha de manguezais e ecossistemas associados (Projeto Olha O Clima, Litoral).

Nas superfícies e encostas da Serra do Mar, realizamos o plantio em áreas degradadas e enriquecimento de fragmentos florestais em 210,74 ha situados em 4 unidades de conservação estaduais e 6 áreas privadas, incluindo RPPNs (Projeto Refloresta o Lagamar).

Em áreas de florestas de araucárias e estacionais semideciduais, trabalhamos no controle do capim e no plantio de espécies nativas com a meta de restaurar 200 ha até 2025 (Projeto Reconecta Alto Paraná).

No Cerrado Paranaense, o projeto de mesmo nome controla espécies invasoras de pinus, eucaliptos e braquiárias e promove a regeneração natural em 245 ha situados no Parque Estadual do Cerrado.

Esta é a quinta vez que o Mater Natura foi agraciado como vencedor em edições do Prêmio Expressão de Ecologia (em 2008, 2015, 2019, 2022 e 2024), sendo uma das instituições com mais prêmios recebidos desde o início da iniciativa, em 1993.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Biblioteca Olha o Clima, Litoral!

6º episódio da websérie aborda resiliência climática no Litoral paranaense a partir do fortalecimento da gestão integrada do território

O sexto episódio da websérie “Olha o Clima, Litoral!” aborda a questão da resiliência climática, ou seja, da capacidade de se adaptar e se recuperar dos impactos das mudanças climáticas, como tempestades, secas e inundações. É como “dar a volta por cima” e continuar funcionando, mesmo diante destes desafios, protegendo vidas, nossos ecossistemas naturais e

Nossas ações

Mater Natura recebe o 30º Prêmio Expressão de Ecologia na categoria Recuperação de Áreas Degradadas

Estivemos no evento de entrega do 30º Prêmio Expressão de Ecologia, no dia 31 de agosto, para receber premiação na categoria Recuperação de Áreas Degradadas. O case do Mater Natura, denominado “Plantando o Futuro: Integração de Projetos para a Década de Restauração da ONU” apresenta os esforços de integração de quatro projetos de restauração executados

Rolar para cima