Mater Natura na SOBRE 2024: Celebrando 10 anos de restauração e olhando para o futuro

Compartilhe esse conteúdo

De 8 a 12 de julho estivemos na SOBRE 2024, a V Conferência Brasileira de Restauração Ecológica, promovida pela Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica (SOBRE), no campus da Univasf em Juazeiro (BA), com atividades de campo em Petrolina (PE). Este é o maior evento de restauração ecológica do Brasil, e o Mater Natura esteve presente para celebrar os 10 anos de existência da Conferência, bem como a Década da Restauração da ONU, um compromisso global para recuperar ecossistemas degradados.

Compartilhando conhecimento e experiências: posters e simpósios

Nossa equipe no evento, composta por seis técnicos associados, apresentou pôsteres sobre quatro projetos de restauração promovidos pelo Mater Natura. Além disso, participamos do simpósio “A experiência das unidades regionais do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica no fortalecimento da cadeia da restauração”, no qual realizamos uma apresentação sobre o monitoramento do bioma por todas as Unidades Regionais que foram, previamente, consultadas por questionário.

A SOBRE 2024 foi uma grande oportunidade para aprender e trocar ideias sobre os desafios futuros da restauração, as mudanças climáticas e como as experiências em diferentes biomas brasileiros podem contribuir para estratégias regionais.

Nossos pôsteres: um mergulho na diversidade da restauração ecológica

Confira os temas dos nossos pôsteres:

  • Efeitos da restauração ecológica na ornitofauna de manguezais: como a recuperação desses ecossistemas impacta a vida das aves.
  • Enriquecimento florestal no Lagamar Paranaense: técnicas para aumentar a diversidade de espécies em áreas degradadas.
  • Manejo de espécies exóticas em manguezais: como controlar plantas invasoras que prejudicam a recuperação natural.
  • Coleta de sementes para restauração e conservação: a importância de preservar a diversidade genética para o sucesso da restauração.
  • Manejo de capim-colonião como estratégia para regeneração natural: como utilizar essa planta para auxiliar na recuperação de áreas degradadas.
  • Uso de drones para monitoramento da regeneração: tecnologia a serviço da restauração ecológica.
A coordenadora de projetos do Mater Natura, Ana Paula Silva, no simpósio “A experiência das unidades regionais do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica no fortalecimento da cadeia da restauração”, com apresentação sobre o monitoramento da Mata Atlântica.
 

A SOBRE 2024 foi um marco para a restauração ecológica no Brasil. O Mater Natura tem orgulho de fazer parte dessa história, contribuindo com conhecimento, experiências e paixão pela natureza. O evento foi marcado por ter acontecido na Caatinga, bioma geralmente não muito destacado ambientalmente, apesar de sua rica biodiversidade.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Nossas ações

18/09: Webinar “Olha o Clima, Litoral!” debate resiliência climática no Paraná

O Brasil está passando por uma crise sem precedentes, com o clima mais seco dos últimos tempos, estados cobertos por fumaça de florestas queimando e rios com níveis cada vez mais baixos. Para discutir como a região pode se adaptar e fortalecer sua resiliência, o webinar “Olha o Clima, Litoral!” – Resiliência Climática no Litoral

Nossas ações

6º episódio da websérie aborda resiliência climática no Litoral paranaense a partir do fortalecimento da gestão integrada do território

O sexto episódio da websérie “Olha o Clima, Litoral!” aborda a questão da resiliência climática, ou seja, da capacidade de se adaptar e se recuperar dos impactos das mudanças climáticas, como tempestades, secas e inundações. É como “dar a volta por cima” e continuar funcionando, mesmo diante destes desafios, protegendo vidas, nossos ecossistemas naturais e

Rolar para cima