No mês de aniversário do Mater Natura, celebramos a aprovação de novo projeto

Compartilhe esse conteúdo

No mês em que completamos 41 anos de fundação do Mater Natura, recebemos a gratificante notícia do Programa de Conservação da Biodiversidade do Litoral do Paraná – Programa TAJ Litoral do Paraná, gerenciado pelo Funbio, sobre a aprovação de um novo projeto do Instituto. Denominado “Reservas Particulares do Lagamar Paranaense – Fase II“,  tem por objetivo oferecer apoio à criação e implementação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) no Litoral do Paraná. 

Porto de Cima, Morretes – Foto: Raphael Serafim da Luz/Acervo Mater Natura

A nova proposta dará continuidade à primeira primeira fase do projeto, iniciada em setembro de 2023 e que está beneficiando três RPPNs localizadas em Antonina, Morretes e Paranaguá através da elaboração de seus planos de manejo e da instalação da sinalização demarcatória e informativa, visando ampliar a proteção das reservas e sua comunicação com visitantes e moradores locais. 

Com o novo recurso, por meio da Chamada de Projetos 13/2024 – Criação e Consolidação de RPPNs, a Fase II irá atuar na criação de uma nova RPPN com cerca de 16 hectares no município de Morretes, localizada entre o Parque Estadual Pico do Marumbi, o Parque Estadual Graciosa e a RPPN Graciosa, ampliando os esforços de conectividade entre unidades de conservação do Mosaico de Áreas Protegidas do Lagamar.

Local onde será realizado o estudo técnico arquitetônico para complexo de infraestrutura de apoio à pesquisa e uso público, na RPPN Encontro das Águas  – Foto: Acervo Mater Natura

O projeto também irá atuar no apoio à estruturação física da RPPN Encontro das Águas, localizada em Paranaguá. Atualmente a RPPN carece de qualquer infraestrutura básica de proteção e pesquisa científica e vem sofrendo pressões relacionadas principalmente à caça, pesca e extração vegetal.
 
A partir da oportunidade da chamada, que incluiu a linha de apoio à estruturação física em RPPNs, o projeto atuará na ampliação da proteção e fiscalização da reserva através da manutenção da estrada de acesso e da instalação de uma casa para Guarda Parque. Também tem foco no apoio à ampliação das atividades de pesquisa e de uso público, através da contratação de estudos técnicos para um complexo de infraestrutura e um circuito de trilhas e da instalação de trilhas para monitoramento ambiental e turismo científico.
Ponte e estrada de acesso à RPPN Encontro das Águas, que receberão manutenção do projeto – Foto: Acervo Mater Natura
 

Após a formalização de contrato entre o Mater Natura e o Funbio,  a previsão é que o projeto tenha início no mês de outubro, com duração de 24 meses. Acompanhe os resultados de sua execução neste Informativo, em nosso site e redes sociais.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Biblioteca Olha o Clima, Litoral!

6º episódio da websérie aborda resiliência climática no Litoral paranaense a partir do fortalecimento da gestão integrada do território

O sexto episódio da websérie “Olha o Clima, Litoral!” aborda a questão da resiliência climática, ou seja, da capacidade de se adaptar e se recuperar dos impactos das mudanças climáticas, como tempestades, secas e inundações. É como “dar a volta por cima” e continuar funcionando, mesmo diante destes desafios, protegendo vidas, nossos ecossistemas naturais e

Nossas ações

Mater Natura recebe o 30º Prêmio Expressão de Ecologia na categoria Recuperação de Áreas Degradadas

Estivemos no evento de entrega do 30º Prêmio Expressão de Ecologia, no dia 31 de agosto, para receber premiação na categoria Recuperação de Áreas Degradadas. O case do Mater Natura, denominado “Plantando o Futuro: Integração de Projetos para a Década de Restauração da ONU” apresenta os esforços de integração de quatro projetos de restauração executados

Rolar para cima