Mater Natura inicia o Inventário Biológico de Aves e Mamíferos do Refúgio Biológico Bela Vista da Itaipu

Compartilhe esse conteúdo

22 de agosto de 2021, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.

Por meio de atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, a Fundação Parque Tecnológico Itaipu (FPTI) está realizando um conjunto de levantamentos e análises de dados da fauna e da flora do Refúgio Biológio Bela Vista (RBV), com o objetivo de estabelecer índices de diversidade e análises de Ecologia da Paisagem, fornecendo subsídios para definição de estratégias voltadas para a conservação da biodiversidade.

Uma das estratégias da FPTI para atingir este objetivo foi a contratação do Mater Natura para a realização de projeto visando o inventário da avifauna e da mastofauna na área do RBV, gerenciado pela Itaipu. Iniciado neste mês de agosto o projeto será desenvolvido durante quatorze meses, prevendo uma incursão de reconhecimento na área do inventário e quatros saídas trimestrais sazonais.

Entre os dias 03 a 07 de agosto a equipe do projeto esteve no RBV, para a realização do planejamento das atividades de amostragem em campo, contemplando visita técnica ao Refúgio para reconhecimento da área de estudo, rotas de acesso, definição de pontos amostrais e detalhamento do cronograma de campo.

Entre os dias 16 a 22 de agosto a equipe de avifauna efetuou a primeira saída sazonal (de inverno), enquanto nos dias 28 de agosto a 03 de setembro realiza-se a incursão inicial de campo da equipe de mastofauna.

A seguir, imagens da equipe da Itaipu Binacional e do Mater Natura durante visita para reconhecimento da área.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Biblioteca Olha o Clima, Litoral!

Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina”

Instagram Facebook-f Linkedin Youtube Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina” A Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina” é fruto das informações obtidas ao longo das Oficinas de Diálogo Participativo (reuniões realizadas junto à comunidade pesqueira), que ocorreram no ano de 2023, como parte das atividades do projeto “Olha o

Áreas protegidas

Março foi mês de intercâmbio, workshop e Fórum Florestal

Intercâmbio da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica Entre os dias 6 e 8 de março, recebemos membros da Fundación Vida Silvestre da Argentina e uma representante da WeForest para um intercâmbio no âmbito das ações da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica. A visita técnica aconteceu nas áreas em processo de restauração realizadas pelo Mater

Rolar para cima