Ações de Políticas Públicas do Mater Natura

Compartilhe esse conteúdo

22 de agosto de 2021, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.

Nos meses de julho e agosto realizamos diversas atividades institucionais e de políticas públicas, dentre elas:

(a) No dia 13 de julho o pesquisador associado ao Mater Natura, biólogo Marcos Ricardo Bornschein, ministrou a palestra “Grandes descobertas científicas dos últimos anos no Paraná e suas lutas de conservação”, com destaque ao processo da descoberta da ave bicudinho-do-brejo (Formicivora acutirostris) e de 15 novas espécies de pequenos anfíbios, ambos objetos de projetos e de pesquisas realizados pelo Mater Natura, em que ele foi coordenador.

Palestra para o canal Casa do Biólogo.

A palestra está disponível neste link.

(b) A Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) iniciou no dia 14 de julho o processo de implantação de sua primeira Unidade de Gestão Descentralizada da RBMA, a UGD RBMA-Itaipu, que envolve 26 municípios na área da Bacia BP-3 do Rio Paraná e se estende pela margem brasileira da Represa de Itaipu no Paraná, limitada ao sul pelo Parque Nacional do Iguaçu, ao Norte pelo Parque Nacional de Ilha Grande e à oeste na margem direita do rio, pela Reserva da Biosfera Itaipu, do Paraguai. A UGD-RBMA-Itaipu será coordenada pela Itaipu Binacional conforme Plano de Ação que foi finalizado em reunião entre o Conselho Nacional da RBMA, a Itaipu e os membros do Fórum de Apoio à Gestão que é composto por 20 integrantes, sendo 10 deles governamentais e 10 de instituições da Sociedade Civil.

O Mater Natura é uma das instituições membro do Fórum de Apoio à UGD. O Instituto atua na região, por meio da articulação com a Rede Gestora do Corredor de Biodiversidade do Rio Paraná, há mais de dez anos e também com projetos de restauração ecológica nesse território. Igualmente, uma de suas técnicas representa o Paraná na Rede de Jovens da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

Diretores João Francisco Ferreira e Luiz Felipe Carbonel, e o engenheiro florestal Luís César Rodrigues da Silva. Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional.

(c) Representante do Mater Natura participa de evento oferecido pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP. Os grupos Conflor Jr, Geppla, Linear e PET – Eng. Florestal, da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, câmpus de Botucatu, promoveram a 1ª Semana da Engenharia Florestal entre os dias 12 a 15 de julho de 2021, reunindo especialistas de quatro áreas da engenharia florestal. César Tavares, que representou o Mater Natura, compôs a mesa junto de Rodrigo Agostinho (Deputado Federal coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso Nacional), Roberta del Giudice (Secretária Executiva do Observatório do Código Florestal) e Bruna Paola (Assessora Parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e que integra a Executiva Nacional da Rede Sustentabilidade) para discutir sobre o histórico, aplicação e ataques a respeito do “novo Código Florestal”.

1ª Semana de Engenharia Florestal – UNESP – Campus Botucatu.

Clique aqui para saber mais sobre o evento.

Acesse este link para assitir a palestra.

d) O Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais e a Margem Mineração, em atendimento ao Termo de Compromisso de Compensação Espeleológica (TCCE) 01/2021/ICMBio-CECAV, lançou no dia 23 de junho um Edital de Chamada Pública para o financiamento de projetos de estudo e pesquisa sobre o patrimônio espeleológico do Supergrupo Açungui. Finalizado o prazo de recebimento de propostas em 30 de julho, anunciamos que foram encaminhadas 8(oito) propostas que serão objeto de análise e parecer por especialistas externos, selecionados pelo CECAV/IBAMA e Mater Natura, de forma a identificar os 5(cinco) projetos melhor pontuados para receber apoio financeiro pelo período de até 24 meses. O prazo para avaliação das propostas pelo Comitê Julgador é até 30/08 e a divulgação do resultado preliminar do julgamento vai ocorrer em 14/09/2021.

Parque Estadual Campinhos.

e) Em sua participação no projeto “Ambientalistas do Sul – Memória e História”, o presidente do Mater Natura, Paulo Pizzi, fala sobre as primeiras ONGs com atuação no estado do Paraná. O projeto é desenvolvido pelo Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJ-RS) e o Grupo de Pesquisa Jornalismo Ambiental (GPJA) e consiste em uma série de entrevistas para registrar a trajetória de ambientalistas importantes dos três estados da Região Sul do Brasil: Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Além de compartilhar o legado de instituições e pessoas em prol da conservação, o objetivo é também promover reflexões e inspiração para o trabalho em defesa do equilíbrio ambiental.

Paulo Pizzi durante participação no projeto “Ambientalistas do Sul

Para saber mais, assista à entrevista completa aqui.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Biblioteca Olha o Clima, Litoral!

6º episódio da websérie aborda resiliência climática no Litoral paranaense a partir do fortalecimento da gestão integrada do território

O sexto episódio da websérie “Olha o Clima, Litoral!” aborda a questão da resiliência climática, ou seja, da capacidade de se adaptar e se recuperar dos impactos das mudanças climáticas, como tempestades, secas e inundações. É como “dar a volta por cima” e continuar funcionando, mesmo diante destes desafios, protegendo vidas, nossos ecossistemas naturais e

Nossas ações

Mater Natura recebe o 30º Prêmio Expressão de Ecologia na categoria Recuperação de Áreas Degradadas

Estivemos no evento de entrega do 30º Prêmio Expressão de Ecologia, no dia 31 de agosto, para receber premiação na categoria Recuperação de Áreas Degradadas. O case do Mater Natura, denominado “Plantando o Futuro: Integração de Projetos para a Década de Restauração da ONU” apresenta os esforços de integração de quatro projetos de restauração executados

Rolar para cima