28 de setembro de 2020, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.
Em setembro o Mater Natura participou de cinco encontros nacionais de redes e coletivos de organizações da sociedade civil (OSC) das quais é membro, estas reuniões foram promovidas por: Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, Programa de Jovens da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Diálogo Florestal Nacional, Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (CN-RBMA) e Rede de Organizações Não Governamentais da Mata Atlântica (RMA).Todos os encontros foram realizados via online e o Mater Natura foi representado neles por Ana Paula Silva nos dois primeiros e seu presidente e vice-presidente nos demais.
Reunião Anual do Conselho Nacional do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica
A reunião anual ocorreu no dia 03 de setembro, além de atualizações sobre as parcerias firmadas no decorrer de 2020 que contribuirão para o fortalecimento do movimento, foram realizadas análises do andamento das atividades propostas durante a reunião anual do Conselho de 2019 e planejamento de continuidade de ações futuras que incluem: Criação de um Banco de áreas em restauração e a institucionalização do Pacto.
Reunião do Programa de Jovens da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica
No dia 09 de setembro ocorreu a segunda reunião com o coletivo do Programa de Jovens da RBMA. A reunião contou com a participação de 18 representantes e marcou o início das atividades do programa. Clayton Ferreira Lino, presidente do Conselho Nacional da RBMA fez a abertura da reunião com uma apresentação sobre o contexto histórico da Mata Atlântica e da luta ambiental brasileira pela sua conservação, explicou sobre o que é a Reserva da Biosfera e os seus programas associados. Houve também um momento para apresentação dos Jovens Representantes dos estados do bioma na Rede Nacional da RBMA. Leiz da Silva Rosa, coordenador executivo do Programa de Jovens da RBMA apresentou os últimos resultados e ações no escopo do programa, e como encaminhamento da reunião, foi construída uma agenda de reuniões que ocorrerão nesse próximo trimestre.
Encontro Anual Nacional 2020 do Diálogo Florestal
Foram dois dias (22 e 23/09) de ricas discussões e muitos compartilhamentos. Parte da programação foi de acesso público e a outra somente para as instituições afiliadas. Os vídeos das sessões públicas estão disponíveis a seguir: Dia 22 e Dia 23
Dentre outras, no evento foram apresentadas as principais atividades do Diálogo Florestal em 2019/2020 e o andamento das ações previstas no Plano de Ação até 2022 da Rede. Também ocorreu um painel sobre os 15 anos do Diálogo Florestal no Brasil. O vídeo comemorativo dos 15 anos do Diálogo pode ser visto neste link.
Reuniões da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica
Também em 22 de setembro, ocorreram duas reuniões vinculadas ao Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (CN-RBMA). A primeira foi a 9ª Assembleia Extraordinária do Instituto Amigos da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (IA-RBMA), que é a instituição jurídica formada pelos conselheiros da RBMA e a responsável pelas atividades de gestão técnica e administrativo-financeiras deliberadas e demandadas pelo Conselho Nacional da RBMA.
A pauta dessa reunião foi a discussão sobre a estrutura interna de funcionamento da Instituição, a alteração do Estatuto, a verificação da necessidade ou não de um Regimento Interno para o IA-RBMA, a definição dos prazos de mandatos e o formato de eleições durante a pandemia, além de encaminhamentos com vistas às eleições para a presidência do IA-RBMA, previstas para o final do ano.
Por sua vez a 6ª Reunião Extraordinária do CN-RBMA, teve por foco principal discutir as atividades de preparação para o Encontro Anual da RBMA 2020, previsto para ser sediado em Fortaleza no estado do Ceará em dezembro próximo.
Assembleia Geral Extraordinária da Rede Mata Atlântica
Também com o intuito de adequar o formato de eleição de seus órgãos diretivos em tempos de pandemia da Covid-19, a RMA realizou no dia 26 de setembro uma Assembleia Geral Extraordinária com o objetivo específico de reformular artigos de seu Estatuto e de seu Regimento Interno.