Equipe do projeto Corredores de Biodiversidade finaliza implantação de técnicas alternativas de restauração

Compartilhe esse conteúdo

28 de outubro de 2020, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.

Desde setembro de 2017 o Mater Natura desenvolve o projeto Corredores de Biodiversidade, com o patrocínio do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e a parceria de 19 instituições públicas e privadas. Com duração de quatro anos, o projeto objetiva a restauração ecológica de 351 ha em quatro áreas: Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema (PEVRI – MS), Parque Nacional de Ilha Grande (PNIG – PR e MS), Parque Nacional do Iguaçu (PNI – PR) e Assentamento Zumbi dos Palmares (AZP – PR).

Nesse mês de outubro a equipe do projeto esteve em campo para finalizar a implantação das técnicas alternativas de restauração no PEVRI. A atividade contou com o plantio de 110 mudas divididas em 11 núcleos de 10 mudas cada, equidistantes 50 metros entre si (figura 1). As mudas cedidas pelo Viveiro Municipal de Taquarussu (MS) incluem espécies como pitanga, pitomba, embaúba-branca, fruto-de-lobo, araçá, angico-branco, farinha-seca e figueira.

Figura 1. Plantio em nucleação.
Figura 1. Plantio em nucleação.

Com esta ação o projeto completa 208 hectares em restauração no PEVRI, distribuídos em 101 ha de plantio total, 12 ha de plantio direto, 40 ha de poleiros artificiais, 38 ha de nucleação e 16 ha de regeneração natural. O trabalho segue com atividades de manutenção nestas áreas.

Após o incêndio em áreas de plantio total nesta UC, ocorrido em novembro de 2019, o trabalho de restauração foi readequado para o plantio e manutenção nas áreas mais atingidas pelo fogo. Nesta etapa foram plantadas 25 mil mudas doadas pela Itaipu Binacional para a reposição das mudas mortas no evento (figura 2 e 3). Além disso, a manutenção dos aceiros na área de restauração foi intensificada no ano de 2020. E, onze meses após o incêndio todas as áreas atingidas encontram-se em recuperação, com rebrota de aproximadamente 70% das mudas atingidas pelo fogo e desenvolvimento adequado das 25 mil mudas repostas.

Figura 1: Mudas doadas pela Itaipu Binacional para reposição das mudas perdidas no incêndio de 2019.
Figura 2. Mudas doadas pela Itaipu Binacional para reposição das mudas perdidas no incêndio de 2019.
Figura 3. Localização do plantio das mudas.
Figura 3. Localização do replantio das mudas mortas pelo fogo de nov./2019 e novo plantio em 2,1 ha.

 

 

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Biblioteca Olha o Clima, Litoral!

Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina”

Instagram Facebook-f Linkedin Youtube Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina” A Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina” é fruto das informações obtidas ao longo das Oficinas de Diálogo Participativo (reuniões realizadas junto à comunidade pesqueira), que ocorreram no ano de 2023, como parte das atividades do projeto “Olha o

Áreas protegidas

Março foi mês de intercâmbio, workshop e Fórum Florestal

Intercâmbio da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica Entre os dias 6 e 8 de março, recebemos membros da Fundación Vida Silvestre da Argentina e uma representante da WeForest para um intercâmbio no âmbito das ações da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica. A visita técnica aconteceu nas áreas em processo de restauração realizadas pelo Mater

Rolar para cima