Março foi mês de intercâmbio, workshop e Fórum Florestal

Compartilhe esse conteúdo

Intercâmbio da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica

Entre os dias 6 e 8 de março, recebemos membros da Fundación Vida Silvestre da Argentina e uma representante da WeForest para um intercâmbio no âmbito das ações da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica.

A visita técnica aconteceu nas áreas em processo de restauração realizadas pelo Mater Natura com a parceria técnico – financeira do WWF-Brasil, localizadas nos municípios de São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e Serranópolis do Iguaçu.

A Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica é um movimento multissetorial que abrange a Ecorregião do Alto Paraná na Argentina, Brasil e Paraguai, envolvendo diferentes partes interessadas na recuperação da Mata Atlântica e seus serviços ecossistêmicos.

Workshop Restauração de Paisagens e Florestas – Um olhar sobre a paisagem social 

O Projeto Refloresta o Lagamar realizou dia 7 de março o Workshop Restauração de Paisagens e Florestas – Um olhar sobre a paisagem social para o fortalecimento da governança no litoral do Paraná.

Pautado pela metodologia proposta pela WRI, além da aprendizagem e troca coletiva, o workshop promoveu a discussão sobre as lacunas, potencialidades e estratégias para o fortalecimento da cadeia produtiva da restauração florestal no território a partir do olhar para a paisagem social.

Ao todo, estiveram presentes 25 representantes de 16 organizações locais no campus da UFPR Litoral em Matinhos.

Fórum Florestal PR-SC

No dia 12 de março ocorreu o primeiro encontro de 2024 do Fórum Florestal PR-SC, dando início ao segundo ano de secretaria executiva comandada pelo Mater Natura.

O Fórum Florestal Paraná e Santa Catarina é um coletivo que reúne empresas e instituições do setor florestal em prol de discutir e propor soluções para assuntos como silvicultura, conservação da natureza, políticas públicas socioambientais e planejamento de paisagens.

Neste encontro os membros do Fórum deram início à elaboração da Estratégia de Advocacy que orientará as ações do coletivo nos próximos anos.

Acompanhe as novidades sobre nossos projetos nas redes: FacebookInstagram e LinkedIn.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Nossas ações

Participe do Mutirão de remoção de braquiárias-d’água em Antonina!

O projeto “Olha o Clima, Litora!” promove, no dia 11/05, a partir das 8h30, o Mutirão de remoção de braquiárias-d’água, em Antonina, no Litoral do Paraná. As braquiárias-d’água são capins exóticos invasores (não nativos da região) que ameaçam seriamente a biodiversidade local, transformando em “desertos verdes” as áreas onde se espalham, por dificultarem a sobrevivência

Nossas ações

1º Encontro de Diálogo de Saberes debate temas ambientais com comunidade de Antonina

O 1º Encontro de Diálogo de Saberes promoveu, no dia 11 de abril, importantes trocas entre a comunidade pesqueira tradicional de Antonina/PR e especialistas da área ambiental. O evento faz parte das ações do projeto “Olha o Clima, Litoral!”, realizado pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais, com apoio da Petrobras por meio do

Rolar para cima