Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza

Compartilhe esse conteúdo


Sobre o parceiro (financiador e institucional)
– Criada em 1990 e com sede em Curitiba, estado do Paraná, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza é uma organização sem fins lucrativos, cuja missão é promover e realizar ações de conservação da natureza. Suas ações estão pautadas em ciência e na consciência de que esse é o caminho para a manutenção da vida na Terra. A Fundação atua no patrocínio e disseminação de ações no campo da conservação da natureza no país, e também opera projetos próprios na área.

Sobre a parceria – A Fundação Grupo Boticário é um parceiro institucional do Mater Natura, atuando em atividades conjuntas de políticas públicas, campanhas, eventos e outras atividades voltadas à conservação da diversidade biológica em ecossistemas e unidades de conservação do Paraná.
A Fundação também apoiou os seguintes projetos do Mater Natura, selecionados em editais por ela promovidos:
• Em fevereiro de 1996 apoiou custos de aquisição de equipamentos permanentes para a implantação do projeto Observações Ecológicas em Cavernas: Análise do Sistema Cártisco, uma vez que seu financiador – o FNMA – não permitia a compra de material permanente para ONGs.
• Custeou as despesas com passagens, hospedagem e alimentação de especialistas em fauna, durante seminário técnico realizado no dia 17 de janeiro de 2003, na Universidade Tuiuti do Paraná – UTP, visando subsidiar o projeto Estudo da situação das espécies da fauna e sua conservação no estado do Paraná, para revisão da edição de 1995 da Lista Vermelha da Fauna Paranaense.
• Ecologia da Curicaca (Theristicus caudatus, Aves: Threskiornithidae) e a influência da agricultura convencional sobre a fauna dos Campos Gerais do Paraná, realizado de setembro de 2002 a dezembro de 2003.
• Subsídios à conservação da maria-catarinense (Hemitriccus kaempferi): distribuição geográfica e caracterização dos ambientes de ocorrência, projeto desenvolvido entre agosto de 2008 a julho de 2009.
• Apoio ao projeto Ecologia e comportamento do Bicudinho-do-brejo (Stymphalornis acutirostris), iniciado em janeiro de 2006 e concluído em julho de 2007. O projeto foi novamente submetido a edital da Fundação e aprovado sua continuidade de agosto de 2007 até janeiro de 2009.
• Consultoria para levantamento das ações integradas de instituições públicas e privadas voltadas ao fortalecimento da fiscalização no litoral do Paraná, em 2010.
• Apoio à expedição dos associados Ricardo Belmonte-Lopes e Marcos Ricardo Bornschein para integrar expedição científica que possibilitou, anos depois, a confirmação da descoberta e a descrição da nova ave Tapaculo-da-Bahia (Scytalopus diamantinensis), em 2010.
• Heterogeneidade ambiental e diversidade de anuros (Amphibia: anura) dos Campos Gerais, entre 2010 a 2012.
• Em 2011 apoiou proposta do Mater Natura, que fou um dos organizadores da Semana Mata  Atlântica e da Assembleia Geral da Rede de ONGs da Mata Atlântica (RMA), com o patrocínio de passagens aéreas para as ONGs afiliadas da RMA.
• Avaliação da vulnerabilidade de extinção das espécies da Floresta Atlântica mediante o uso de redes de interação mutualística entre plantas zoocóricas e aves frugívoras, de 2012 a 2013.
• Zona Livre de Braquiária: uma proposta para a conservação do bicudinho-do-brejo na APA de Guaratuba, de 2012 a 2013.
• Riqueza, ecologia molecular e conservação de Melanophryniscus (Amphibia: Anura: Bofonidae) da Floresta Atlântica do sul do Brasil, de 2011 a 2014.
• Território, biologia reprodutiva e elaboração de um plano de ação nacional para conservação da maria-da-restinga (Phylloscartes kronei), de 2012 a 2014.
• Vulnerabilidade de aves estuarinas à mudança climática, de 2011 a 2014.
• O projeto Riqueza, ecologia molecular e conservação de Melanophryniscus (Amphibia: Anura: Bufonidae) da Floresta Atlântica do sul do Brasil, desenvolvido de 2011 a 2014, realizou estudos que subsidiaram a descrição de 15 novas espécies de anfíbios dos gêneros Brachycephalus e Melanophryniscus.
No período de 2013 a 2017, a Fundação Grupo Boticário patrocinará a execução de cinco projetos e programas do Mater Natura aprovados em seus editais, quais sejam:
• Incrementos a investimentos conservacionistas no litoral do Paraná – é um programa desenvolvido de 2013 a 2017 com o objetivo de monitorar a implantação de obras e projetos de infraestrutura no litoral paranaense e propor medidas de prevenção e mitigação de impactos ambientais;
• Controle das braquiárias-d´água para a conservação do bicudinho-do-brejo na APA de Guaratuba – é um programa com previsão de execução entre 2013 a julho de 2016, com o objetivo de recuperar habitats do bicudinho-do-brejo invadidas por este capim exótico. Precedente este programa, foi executado um projeto de mesmo objetivo, entre 2012 e 2013, denominado Zona Livre de Braquiária: uma proposta para a conservação do bicudinho-do-brejo na APA de Guaratuba (PR).
• Desenvolvimento de novos marcadores moleculares em corais pétreos (Cnidaria: Scleractinia) e avaliação de sua utilidade para a delimitação de novas espécies, caracterização da diversidade genética e conectividade entre populações coralíneas ao longo da costa brasileira – projeto a ser desenvolvido entre 2015 a 2017.
• Biodiversidade de Brachycephalus (Brachycephalidae) e Melanophryniscus (Bufonidae) endêmicos de florestas montanas do Paraná: descobrindo novas espécies e investigando sua variabilidade genética, com prazo de execução entre 2015 a 2017. Este projeto está complementando os resultados e produtos obtidos com o projeto anterior, de 2011 a 2014.
• Criação da Reserva Bicudinho-do-brejo (RPPN), com previsão de desenvolvimento em 2015 e 2016, o projeto visa apoiar os procedimentos de transformação da Reserva Bicudinho-do-brejo, criada em 2009, em uma RPPN – Reserva Particular do Patrimônio Natural.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Notícias

Projeto Paisagens Conversas avança em ações para restauração em SC

No dia 29 de abril a equipe do projeto “Paisagens Conversas: Restauração Ecológica na Mata Atlântica” se reuniu com o secretário de agricultura de Doutor Pedrinho/SC, moradores de entorno da Reserva Biológica Estadual do Sassafrás e representantes desta UC para apresentação dos resultados da Meta I (Diagnóstico socioambiental) e divulgação das ações planejadas para a

Notícias

Eventos e articulações para fortalecer políticas públicas e a educação ambiental

Pint of Science 2025: ciência e conservação dos oceanos em Pontal do Paraná No próximo dia 21 de maio, participaremos da primeira edição do Pint of Science em Pontal do Paraná, na programação do maior festival de divulgação científica do mundo. O evento acontecerá no bar Cordeiro na Lata, a partir das 19h, e reunirá

Rolar para cima