Projeto executado pelo Mater Natura em parceria com a Sociedade Chauá divulga resultados

Compartilhe esse conteúdo

26 de abril de 2020, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.

No newsletter do Mater Natura de dezembro de 2019 anunciamos o início de um novo projeto denominado “Elaboração e revisão de listas das espécies ameaçadas de fauna e de flora de ocorrência no Território 19 do GEF Pró-Espécies”. Para sua execução o Mater Natura firmou uma parceria com a ONG Sociedade Chauá, sendo dividido os trabalhos entre elas, ou seja, o Mater Natura trabalhou nas listas de fauna de âmbito federal e as regionais para os estados do Paraná e de São Paulo e a Sociedade Chauá nas listas de flora.

O objetivo do projeto é o de sistematizar e gerar informações atualizadas sobre as espécies ameaçadas de forma a subsidiar os órgãos públicos na “Elaboração de Plano de Ação Territorial para as espécies criticamente ameaçadas no Território 19”. O Território 19 abrange 64 municípios dos estados do Paraná e de São Paulo, totalizando 2.171.104,98 hectares.

A execução do projeto pressupõe a elaboração e entrega de quatros produtos, entre os meses de janeiro a maio de 2020, a saber:

Produto 1 – Base de dados de espécies de fauna e flora ameaçadas de extinção em escala nacional e federal, unificada para os estados do Paraná e São Paulo.

Produto 2 – Base de dados de espécies da fauna e flora ameaçadas de extinção com registros de ocorrência potencial no Território 19.

Produto 3 – Base de dados de espécies da fauna e flora ameaçadas de extinção com pontos de ocorrência georreferenciados no Território 19.

Produto 4 – Relatório Final de conclusão das atividades.

Como parte dos resultados deste projeto, foi publicado no site da Sociedade Chauá a “Lista Vermelha da Flora Ameaçada no Estado do Paraná (SEMA, 1995) – grafias atualizadas”. Essa lista é uma atualização de grafias de nomes científicos da Lista Vermelha da Flora Ameaçada no Estado do Paraná (SEMA, 1995). A coordenação da produção da lista de 1995 se deu pelo falecido Dr. Gerdt Hatschbach, botânico de amplo e reconhecido trabalho, fundador do Museu Botânico de Curitiba.

Neste trabalho da Sociedade Chauá todos os nomes das espécies passaram por atualização da grafia, feita com base na Lista da Flora do Brasil (FLORA DO BRASIL, 2020) e realizada através da ferramenta on-line denominada Plantminer (CARVALHO et al, 2010). Para os nomes que não constavam na Lista da Flora do Brasil foram buscados sinônimos no Global Biodiversity Information Facility (GBIF.org) e https://www.tropicos.org/home. Alguns nomes não puderam ser devidamente atualizados, porque não demonstraram sinônimos aceitos na Lista da Flora do Brasil, foram mantidos com o nome original que constava em suas listas. O banco de dados foi formatado utilizando como base o sistema de classificação vegetal Angiosperm Phylogeny Group versão IV.

 


Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Nossas ações

Projeto Cavernas, promovendo estudos e a conservação do Patrimônio Espeleológico Nacional, chega ao fim 

No dia 16 de abril ocorreu a última reunião de acompanhamento dos projetos de estudos e conservação do Patrimônio Espeleológico no Paraná, no âmbito do Termo de Cooperação, para atender ao Termo de Compromisso de Compensação Espeleológica nº 01/2021/ICMBio-CECAV. Dentre os presentes estavam representantes do CECAV/ICMBIO (Jocy Cruz e Diego Bento), da Margem Mineração –

Rolar para cima