Mater Natura encerra 2019 selecionado para executar novo projeto

Compartilhe esse conteúdo

16 de dezembro de 2019, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.

É com satisfação que comunicamos que o Mater Natura venceu concorrência do WWF-Brasil, SEDEST (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo) e SIMA (Secretaria de Infraestrura e Meio Ambiente), no âmbito do Projeto GEF Pró-Espécies, que tem por escopo a contratação de consultoria especializada para a “elaboração e revisão de listas das espécies ameaçadas de fauna e de flora de ocorrência no Território 19 do GEF Pró-Espécies”.

O objetivo da consultoria é a de sistematizar e gerar informações atualizadas sobre as espécies ameaçadas de forma a subsidiar os órgãos públicos na “Elaboração de Plano de Ação Territorial para as espécies criticamente ameaçadas no Território 19”. O Território 19 abrange 64 municípios dos estados do Paraná e de São Paulo, totalizando 2.171.104,98 hectares.

O componente da flora ameaçada será executado em parceria com a Sociedade Chauá. O projeto será desenvolvido durante 90 dias (estimado entre janeiro/2020 a março/2020).

A Estratégia Nacional para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção Pró-Espécies: Todos contra a extinção é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA) que tem como objetivo adotar ações de prevenção, conservação, manejo e gestão para minimizar as ameaças, o risco de extinção e melhorar o estado de conservação das espécies ameaçadas.

Sobre o Projeto Pró-Espécies

O projeto Pró-Espécies é coordenado pelo Departamento de Conservação e Manejo de Espécies (DESP) do MMA, e implementado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), sendo o WWF-Brasil a agência executora. O Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF, da sigla em inglês para Global Environment Facility Trust Fund) é a agência financiadora do projeto. Conheça o projeto Pró-Espécies acessando este link.

O projeto trabalha em conjunto com 13 estados do Brasil (MA, BA, PA, AM, TO, GO, SC, PR, RS, MG, SP, RJ e ES) para desenvolver estratégias de conservação em 24 territórios, totalizando 9 milhões de hectares. E prioriza a integração da União e estados na implementação de políticas públicas, assim como procura alavancar iniciativas para reduzir as ameaças e melhorar o estado de conservação de pelo menos 290 espécies categorizadas como Criticamente em Perigo (CR) e que não contam com nenhum instrumento de conservação.

Pró- Espécies
Pró- Espécies

 

 


Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Áreas protegidas

Março foi mês de intercâmbio, workshop e Fórum Florestal

Intercâmbio da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica Entre os dias 6 e 8 de março, recebemos membros da Fundación Vida Silvestre da Argentina e uma representante da WeForest para um intercâmbio no âmbito das ações da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica. A visita técnica aconteceu nas áreas em processo de restauração realizadas

Áreas protegidas

Projetos responsáveis pela compensação de impactos em cavidades naturais subterrâneas estão em etapa final

Em 25 de março de 2021 o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Margem Companhia de Mineração firmaram o Termo de Compromisso de Compensação Espeleológica – TCCE nº 01/2021, com o objetivo de consolidar as obrigações das partes para a execução de seis projetos visando a compensação pelos impactos negativos irreversíveis

Rolar para cima