Presenteie sua mãe e contribua com a conservação da natureza

Compartilhe esse conteúdo

26 de abril de 2020, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais.

No segundo domingo do mês de maio é comemorado o dia das mães. Abaixo, saiba um pouco mais sobre a origem dessa homenagem.

Nos Estados Unidos, Anna Jarvis, filha de Ann Jarvis, propôs a criação desta data após a morte de sua mãe. Ann, trabalhou com diferentes causas sociais, dedicou-se a obras de caridade, ajudava famílias e durante a Guerra Civil Americana, Ann Jarvis ajudou no socorro dos soldados que lutavam dos dois lados do conflito. Ela forneceu alimentos para quem os necessitava e auxiliou no tratamento de doenças. Após sua morte, sua filha Anna engajou-se em conseguir que uma data fosse dedicada a comemorar o dia das mães e consequentemente ser esta uma homenagem para sua mãe.

Em 1908 foi realizado um memorial em homenagem a Ann Jarvis, o qual foi  considerado o primeiro Dia das Mães. Depois, Anna seguiu com a tentativa de oficializar a data até que em 1910, o estado que sua mãe atuou como ativista, a Virgínia Ocidental, tornou o Dia das Mães oficial. Quatro anos depois, em 1914, o Congresso norte-americano estabeleceu o segundo domingo de maio como o data para a celebração.

No entanto, na antiguidade já eram realizadas comemorações para homenagear a figura materna, na Grécia, por exemplo, celebrava-se Reia, a mãe dos deuses.

No Brasil essa comemoração foi oficialmente instituída por Getúlio Vargas em 1932, e seguindo a tradição americana, ela também é realizada no segundo domingo do mês de maio. Como parte deste dia comemorativo, os filhos costumam passar este domingo na companhia de suas mães ou comprar-lhes presentes. Este ano devido ao isolamento causado pela pandemia do Covid -19, muitas famílias passarão esta data distante. No entanto, há formas de presentear a figura materna sem precisar sair de casa e ainda contribuir com a causa ambiental sem gastar um centavo a mais por isso.

Uma das formas é instalar em seu computador ou smartphone o e-commerce polinizador, “O Polen”, este aplicativo reúne lojas que estão dispostas a ajudar uma boa causa. Desta forma, quando o cliente acessar o site da loja recebe a indicação (após ter instalado o aplicativo) que ela é uma loja que destina parte do dinheiro da venda daquele produto para uma instituição social. As empresas parceiras repassam parte do seu lucro para ONGs em forma de doação e o comprador não precisa gastar nada mais por isso. Veja neste link como instalar o aplicativo.

Outra empresa social parceira do Mater Natura é a MakeDifference, em que você escolhe o produto que irá comprar, indica uma causa, esta causa é validada, a compra contabilizada e o valor repassado para a instituição que o cliente escolheu, sem gastar mais por isso.

Neste ano, o dia das mães será no dia 10 de maio, faça diferente desta vez! Presenteia a pessoa que você mais admira e contribua com uma causa (ONG), o Mater Natura atua há mais de 36 anos pela conservação da biodiversidade brasileira, e as doações do Polén e a da MakeDifference contribuem na união de esforços pela atuação da instituição.

Blusa a venda no site da MakeDifference
Blusa e relógio a venda no site da MakeDifference.

 

 

Referências

SILVA, D. N. Dia das  mães. Disponível em:<https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-das-maes.htm>.

RAMOS, J. E. M. História do dia das mães. Disponível em:<https://www.suapesquisa.com/historia_dia_das_maes.htm>

 

 

 

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Nossas ações

Projeto Cavernas, promovendo estudos e a conservação do Patrimônio Espeleológico Nacional, chega ao fim 

No dia 16 de abril ocorreu a última reunião de acompanhamento dos projetos de estudos e conservação do Patrimônio Espeleológico no Paraná, no âmbito do Termo de Cooperação, para atender ao Termo de Compromisso de Compensação Espeleológica nº 01/2021/ICMBio-CECAV. Dentre os presentes estavam representantes do CECAV/ICMBIO (Jocy Cruz e Diego Bento), da Margem Mineração –

Rolar para cima