Com apoio do Mater Natura,Unesco cria o Sítio Ramsar Guaratuba

Compartilhe esse conteúdo

05 de outubro de 2017, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais

Foto: Ricardo Belmonte Lopes
Foto: Ricardo Belmonte Lopes

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) anunciou, em 29 de setembro,que a Unesco declarou como Sítio Ramsar parte da Área de Proteção Ambiental (APA) de Guaratuba.

Localizado no município paranaense de mesmo nome, o Sítio Ramsar Guaratuba possui cerca de 40 mil hectares. A região protege as maiores extensões de áreas úmidas preservadas em todo o sul do Brasil.

O Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais contribuiu para a criação deste novo Sítio Ramsar, por meio do projeto “Implantação do Plano de Conservação do Bicudinho-do-brejo”, realizado entre 2012 e 2015 com o apoio financeiro do Fundo Brasileiro para a Conservação da Biodiversidade (FUNBIO). Um dos objetivos do projeto era a produção de documento para subsidiar o Comitê Nacional de Zonas Úmidas (CNZU), colegiado vinculado ao MMA, a propor à Unesco a criação de umnovo Sítio Ramsar na APA de Guaratuba.

Os dados ambientais da fauna e da flora da região, levantados pela equipe do projeto revelaram que na área da baía de Guaratuba e em seu entorno imediato vivem 322 espécies de aves, sendo 14 delas ameaçadas de extinção a nível global. Entre elas destaca-se o bicudinho-do-brejo (Stymphalornisacutirostris), espécie de ave descoberta por pesquisadores do Mater Natura em 1995, e que ocorre em apenas algumas populações isoladas entre os litorais dos estados do Paraná e do norte do Rio Grande do Sul.

A “Convenção sobre as Zonas Úmidas de Importância Internacional”, conhecida por “Convenção Ramsar”, foi firmada em 1971 e tem por missão a conservação e uso racional das áreas úmidas em consonância com o desenvolvimento sustentável. Os Sítios Ramsar são o principal instrumento adotado pela Convenção para implementar seus objetivos.

Veja aqui o anúncio do MMA sobre a criação de novos Sítios Ramsar.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Nossas ações

Projeto Cavernas, modelo para análise de mudanças climáticas, chega ao fim

No dia 16 de abril ocorreu a última reunião de acompanhamento dos projetos de estudos do Patrimônio Espeleológico no Paraná, no âmbito do Termo de Cooperação, para atender ao Termo de Compromisso de Compensação Espeleológica no01/2021/ICMBio. Dentre os presentes estavam representantes do CECAV (Jocy Cruz e Diego Bento) da Margem Mineração – Cecil Cimentos (Douglas

Nossas ações

Atingimos a meta de 113 projetos; confira os novos dois

Em abril atingimos a significativa marca de 113 projetos do Mater Natura, em desenvolvimento ou já executados. Além disso, neste mês iniciaram dois novos projetos – Conecta UC: integrando unidades de conservação do Lagamar paranaense e Território Caiçara: harmonizando direitos das comunidades tradicionais das Ilhas das Peças e do Superagui. Conecta UC: integrando unidades de

Rolar para cima