Área destinada à restauração ecológica no projeto Corredores de Biodiversidade recebe o título de Sítio Ramsar

Compartilhe esse conteúdo

09 de outubro de 2017, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais

Foto: Erick Caldas Xavier
Foto: Erick Caldas Xavier

Nos próximos quatro anos o Mater Natura irá executar o projeto Corredores de Biodiversidade, com apoio de 16 instituições parceiras e patrocínio do BNDES. O objetivo é realizar a restauração ecológica de 351 hectares em seis áreas inseridas dentro dos Corredores de Biodiversidade do Rio Paraná e das Araucárias.

Uma dessas áreas, consideradas prioritárias para conservação da biodiversidade, é o Parque Nacional de Ilha Grande, unidade de conservação localizada na bacia hidrográfica do rio Paraná na divisa dos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul. Dada sua relevância ecológica foi designada pela UNESCO, em final de setembro, como Sítio Ramsar, tornando-se um instrumento adotado pela Convenção Ramsar para atingir o objetivo de promover a cooperação global entre países na conservação e uso racional das zonas úmidas.

O Parque Nacional de Ilha Grande possui mais de 78 mil hectares inseridos no conjunto de ecossistemas diversos que integra o Corredor de Biodiversidade do Rio Paraná. E, há mais de uma década o Mater Natura é parceiro do Ministério do Meio Ambiente (MMA) nas ações de conservação e estudo dessa unidade de conservação, inclusive sendo o responsável pela elaboração de seu plano de manejo.

Maiores informações no link do MMA.

 

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Nossas ações

Participe do Mutirão de remoção de braquiárias-d’água em Antonina!

O projeto “Olha o Clima, Litora!” promove, no dia 11/05, a partir das 8h30, o Mutirão de remoção de braquiárias-d’água, em Antonina, no Litoral do Paraná. As braquiárias-d’água são capins exóticos invasores (não nativos da região) que ameaçam seriamente a biodiversidade local, transformando em “desertos verdes” as áreas onde se espalham, por dificultarem a sobrevivência

Nossas ações

1º Encontro de Diálogo de Saberes debate temas ambientais com comunidade de Antonina

O 1º Encontro de Diálogo de Saberes promoveu, no dia 11 de abril, importantes trocas entre a comunidade pesqueira tradicional de Antonina/PR e especialistas da área ambiental. O evento faz parte das ações do projeto “Olha o Clima, Litoral!”, realizado pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais, com apoio da Petrobras por meio do

Rolar para cima