Mater Natura inicia projeto de restauração ecológica no Bioma Mata Atlântica com apoio do BNDES

Compartilhe esse conteúdo

03 de outubro de 2017, notícia publicada pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais

Apresentação do projeto na renião do Conselho do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema

Em setembro foi iniciado o projeto Corredores de Biodiversidade, que será executado por técnicos do Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais e de 16 instituições parceiras, com patrocínio de edital de restauração ecológica do BNDES.

Com duração de quatro anos, o projeto tem por objetivo implantar ações de restauração ecológica em seis áreas estratégicas dentro do território dos Corredores de Biodiversidade do Rio Paraná e das Araucárias, totalizando 351 hectares.

O projeto vai trabalhar em parceira com as Redes Gestoras destes dois Corredores de Biodiversidade. Elas são formadas por instituições representativas das esferas governamentais, da sociedade civil organizada, dos setores empresariais e de pesquisa, cuja atuação busca construir agendas conjuntas de trabalho, em especial, sobre a temática da conectividade florestal.

Durante os próximos meses serão realizadas conversas com parceiros e visitas em campo para elaboração conjunta dos planos de restauração para cada uma das áreas. Os 16 parceiros do projeto são: Engie, Universidade Positivo – UP, Itaipu Binacional,Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul -Imasul,Companhia Energética de São Paulo –  CESP, Prefeitura Municipal de Naviraí-MS, Prefeitura Municipal de Taquarussu -MS, Grupo de Estudos em Proteção a Biodiversidade – GEBIO, Prefeitura Municipal de Icaraíma-PR, Prefeitura Municipal de Jateí-MS,Consórcio Intermunicipal da APA Federal do Noroeste do Paraná – COMAFEN, Prefeitura Municipal de Querência do Norte-PR,Consórcio Intermunicipal para a Proteção do Remanescente do Rio Paraná – CORIPA, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio por intermédio dos Parques Nacionais de Ilha Grande e do Iguaçu; APA das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná; Instituto Ambiental do Paraná – IAP, Superintendência estadual do INCRA no Paraná.

Neste link assista ao vídeo para conhecer mais sobre o projeto!

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Nossas ações

Projeto Cavernas, modelo para análise de mudanças climáticas, chega ao fim

No dia 16 de abril ocorreu a última reunião de acompanhamento dos projetos de estudos do Patrimônio Espeleológico no Paraná, no âmbito do Termo de Cooperação, para atender ao Termo de Compromisso de Compensação Espeleológica no01/2021/ICMBio. Dentre os presentes estavam representantes do CECAV (Jocy Cruz e Diego Bento) da Margem Mineração – Cecil Cimentos (Douglas

Nossas ações

Atingimos a meta de 113 projetos; confira os novos dois

Em abril atingimos a significativa marca de 113 projetos do Mater Natura, em desenvolvimento ou já executados. Além disso, neste mês iniciaram dois novos projetos – Conecta UC: integrando unidades de conservação do Lagamar paranaense e Território Caiçara: harmonizando direitos das comunidades tradicionais das Ilhas das Peças e do Superagui. Conecta UC: integrando unidades de

Rolar para cima