Estivemos no evento de entrega do 30º Prêmio Expressão de Ecologia, no dia 31 de agosto, para receber premiação na categoria Recuperação de Áreas Degradadas. O case do Mater Natura, denominado “Plantando o Futuro: Integração de Projetos para a Década de Restauração da ONU” apresenta os esforços de integração de quatro projetos de restauração executados pelo Instituto de forma a contribuir com os objetivos da Década de Restauração da ONU para recuperação de ecossistemas em todo o planeta no período entre 2021 e 2030. Quem nos representou foi nosso associado Ricardo Pamplona Campos.
Ricardo Pamplona recebe o prêmio em nome do Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais. Foto: Acervo Mater Natura
“O Mater Natura se sente honrado em receber o 30º Prêmio Expressão de Ecologia na categoria Recuperação de Áreas Degradadas. Com 30 anos de existência esta é a categoria de prêmio mais antiga na área ambiental em todo o Brasil, onde temos centenas de cases concorrendo anualmente”, compatilha o presidente do Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais, Paulo Pizzi.
O que fizemos
Focado nos Biomas Mata Atlântica e Cerrado, lar de 70% dos brasileiros, o case se dedica a apresentar os esforços de restauração realizados nos seguintes ecossistemas / projetos:
No litoral do Paraná, combatemos a invasão da braquiária-d’água para promover a regeneração natural de 6 ha de manguezais e ecossistemas associados (Projeto Olha O Clima, Litoral).
Nas superfícies e encostas da Serra do Mar, realizamos o plantio em áreas degradadas e enriquecimento de fragmentos florestais em 210,74 ha situados em 4 unidades de conservação estaduais e 6 áreas privadas, incluindo RPPNs (Projeto Refloresta o Lagamar).
Em áreas de florestas de araucárias e estacionais semideciduais, trabalhamos no controle do capim e no plantio de espécies nativas com a meta de restaurar 200 ha até 2025 (Projeto Reconecta Alto Paraná).
No Cerrado Paranaense, o projeto de mesmo nome controla espécies invasoras de pinus, eucaliptos e braquiárias e promove a regeneração natural em 245 ha situados no Parque Estadual do Cerrado.
Esta é a quinta vez que o Mater Natura foi agraciado como vencedor em edições do Prêmio Expressão de Ecologia (em 2008, 2015, 2019, 2022 e 2024), sendo uma das instituições com mais prêmios recebidos desde o início da iniciativa, em 1993.