Confira o 4º episódio da nossa websérie “Olha o Clima, Litoral!”

Compartilhe esse conteúdo

“No quarto episódio da nossa websérie “Olha o Clima, Litoral!”, mostramos um pouco da realidade da pesca artesanal em Antonina/PR. São muitos os desafios para a manutenção desse ofício, principalmente a redução de peixes e outros frutos do mar. Isso ocorre especialmente devido às ações do homem e suas consequências ambientais, como a poluição, os efeitos das mudanças climáticas e a invasão de espécies exóticas.

Equipe do projeto na baía de Antonina/PR. Foto: Gabriel Marchi

A pesca artesanal é praticada por comunidades tradicionais, que têm forte relação com a natureza e que dependem dela para sua subsistência, por isso contribuem para a conservação do meio ambiente. Essas comunidades têm importantes conhecimentos populares sobre a natureza e sobre recursos pesqueiros, artes e petrechos de pesca, que são passados de geração a geração e contribuem para que a atividade seja mais sustentável.

Durante o ano de 2023 realizamos uma série de encontros – as Oficinas de Diálogo Participativo e Oficinas de Plano de Ação – com a comunidade pesqueira de Antonina/PR, que é formada por pescadores, pescadoras e marisqueiras. Buscamos conhecer a fundo a realidade e os desafios que enfrentam atualmente, para poder contribuir para o fortalecimento comunitário local, uma vez que seu território e seu modo de vida estão ameaçados por diversos aspectos. 

Oficina de Diálogo Participativo realizada com a comunidade pesqueira de Antonina. Foto: Elielson Marcelino. 

A próxima etapa terá a realização de oficinas de planejamento, ao longo de 2024, para desenvolver um plano de ação junto à comunidade.

Confira o episódio na íntegra no nosso YouTube:

Nos acompanhe também nas redes sociais: InstagramFacebook e Linkedin.

O projeto “Olha o Clima, Litoral!” é realizado pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais com apoio da Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental.

Produção dos vídeos da série: Olhar Nativo | Gabriel Marchi 

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Notícias

Mudanças climáticas em Antonina: especialistas apontam soluções baseadas na natureza no Festival Cidade das Aves

Mesa-redonda reuniu pesquisadores e técnicos para discutir riscos climáticos no litoral paranaense e caminhos de adaptação possíveis; Antonina recebeu certificado internacional de “Cidade das Aves” Juliana Pina e César Tavares, técnicos do Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais, ao lado de Gabriel Marchi, da produtora Olhar Nativo, durante a mesa-redonda sobre riscos climáticos no

Notícias

Registros inéditos revelam comportamento da fauna no Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange

Armadilhas fotográficas instaladas pelo projeto “Estudos da Restauração – Pesquisa, Estruturação e Planejamento” registram queixadas, tamanduá-mirim e outras espécies, ampliando o conhecimento sobre interações ecológicas no litoral do Paraná. FOTO: Mater Natura. O registro de uma família de queixadas (Tayassu pecari) com filhotes e a passagem discreta de um tamanduá-mirim diante das câmeras instaladas no

Rolar para cima