Educadores de Antonina/PR fazem visita a manguezais e áreas de restauração do projeto

Compartilhe esse conteúdo

Na primeira terça-feira de dezembro (05/12), a equipe do projeto “Olha o Clima, Litoral!” teve a oportunidade de guiar pelos manguezais da região e pelas áreas de restauração do projeto os educadores de Antonina/PR, que participaram do curso “Educação Ambiental, Meio Ambiente e Gestão do Risco Climático”. 

O grupo percorreu cerca de 23 km de barco, atentando-se para as diferenças de fauna (especialmente de aves estuarinas) e flora, de acordo com o gradiente de salinidade do ecossistema. “Foi um momento oportuno para os educadores, para vivenciarem, na prática, parte do conteúdo abordado ao longo do curso”, explica a bióloga que compõe a equipe de ações socioambientais do projeto, Juliana Pina.

“Nós fizemos uma lista de aves para que eles pudessem ir identificando as espécies ao decorrer do passeio. Todos os educadores estavam bastante engajados e puderam avistar muitos guarás, colhereiros e bicudinhos-do-brejo. Parece até que os pássaros sabiam que estávamos lá para vê-los”, detalha a pesquisadora que guiou a aventura, Larissa Teixeira, que é responsável pela restauração ecológica do projeto. 

Como foi a visita

Já na saída, próximo ao trapiche, os aventureiros puderam observar muitas aves de ambientes salinos (como fragatas, biguá, guará e gaivotão) e as três espécies de mangue que ocorrem no litoral paranaense.  

Ao subirem o rio em direção à área de menor salinidade, puderam avistar espécies que vivem em ambientes doces e salinos, bem como gramíneas (como piri, cebolama e chapéu-de-couro), e perceber que predomina apenas uma das espécies de mangue nessas áreas.

“O principal aspecto que buscamos destacar são as diferentes formações de manguezais da região, ou seja, dependendo da faixa do estuário, se vê espécies diferentes”, explica Larissa. 

O passeio foi finalizado em uma das áreas em que o projeto está realizando a restauração ecológica. “Lá fui mostrando a problemática da mudança de ambiente na comunidade de aves. Ficou claro para eles como as braquiárias-d’água impedem o desenvolvimento da vida ali”, finaliza a Larissa.

O projeto Olha o Clima, Litoral! é realizado pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais e conta com apoio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Fotos: Amanda Samways

Previous slide
Next slide

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Nossas ações

Educadores de Antonina/PR fazem visita a manguezais e áreas de restauração do projeto

Educadores de Antonina/PR fazem visita a manguezais e áreas de restauração do projeto Na primeira terça-feira de dezembro (05/12), a equipe do projeto “Olha o Clima, Litoral!” teve a oportunidade de guiar pelos manguezais da região e pelas áreas de restauração do projeto os educadores de Antonina/PR, que participaram do curso “Educação Ambiental, Meio Ambiente

Eventos

Seminário Reconectando Florestas apresenta os resultados finais do Projeto Biodiversidade e Mudanças Climáticas na Mata Atlântica

A equipe do Mater Natura, juntamente com o presidente da Associação do Quilombo Rio Verde, Jean Gonçalves Barreto, representaram o projeto Refloresta o Lagamar: fortalecimento de áreas protegidas e da cadeia produtiva de restauração para conservação da Mata Atlântica no III Seminário Reconectando Florestas em Porto Seguro – BA, entre os dias 04 a 07

Rolar para cima