Seminário Reconectando Florestas apresenta os resultados finais do Projeto Biodiversidade e Mudanças Climáticas na Mata Atlântica

Compartilhe esse conteúdo

A equipe do Mater Natura, juntamente com o presidente da Associação do Quilombo Rio Verde, Jean Gonçalves Barreto, representaram o projeto Refloresta o Lagamar: fortalecimento de áreas protegidas e da cadeia produtiva de restauração para conservação da Mata Atlântica no III Seminário Reconectando Florestas em Porto Seguro – BA, entre os dias 04 a 07 de dezembro.

Ao longo dos quatro dias, foram apresentadas todas as dez propostas que estão sendo executadas no âmbito do Projeto Biodiversidade e Mudanças Climáticas na Mata Atlântica. Essa é uma realização do governo brasileiro, coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), no contexto da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, e no âmbito da Iniciativa Internacional de Proteção ao Clima (IKI) do Ministério do Meio Ambiente, Proteção da Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha (BMU). 

O apoio financeiro da iniciativa é do KfW (Banco Alemão de Desenvolvimento), por intermédio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio).

Ao longo do evento, foi possível conhecer os resultados destas iniciativas de recuperação da vegetação nativa do bioma Mata Atlântica que geram impactos ambientais, sociais e econômicos, promovendo, assim, um grande intercâmbio de experiências exitosas e lições aprendidas. Além do Projeto Refloresta o Lagamar, foram apresentados os resultados dos seguintes projetos apoiados:

A apresentação dos resultados dos projetos apoiados no seminário promoveu o encontro de importantes atores que trabalham para a restauração da Mata Atlântica e fomentou a discussão e debates direcionados pela equipe organizadora: Restauração florestal como meio para revitalizar a natureza e as comunidades; investimentos privados e parcerias estratégicas para ampliar a escala da restauração de ecossistemas; importância das ações indígenas para a restauração da Mata Atlântica; e PLANAVEG, Plano Nacional para Recuperação da Vegetação Nativa: Desafios, oportunidades, perspectivas.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Nossas ações

Participe do Mutirão de remoção de braquiárias-d’água em Antonina!

O projeto “Olha o Clima, Litora!” promove, no dia 11/05, a partir das 8h30, o Mutirão de remoção de braquiárias-d’água, em Antonina, no Litoral do Paraná. As braquiárias-d’água são capins exóticos invasores (não nativos da região) que ameaçam seriamente a biodiversidade local, transformando em “desertos verdes” as áreas onde se espalham, por dificultarem a sobrevivência

Nossas ações

1º Encontro de Diálogo de Saberes debate temas ambientais com comunidade de Antonina

O 1º Encontro de Diálogo de Saberes promoveu, no dia 11 de abril, importantes trocas entre a comunidade pesqueira tradicional de Antonina/PR e especialistas da área ambiental. O evento faz parte das ações do projeto “Olha o Clima, Litoral!”, realizado pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais, com apoio da Petrobras por meio do

Rolar para cima