Jornal Hoje destaca nosso trabalho de restauração de manguezais e brejos salinos no Paraná

Compartilhe esse conteúdo

A invasão de espécies exóticas é a 2ª maior causa de perda de biodiversidade no mundo, depois apenas da ação direta do homem. No Paraná, na baía de Antonina, a invasão de plantas exóticas, as braquiárias-d’água, tem desafiado os pesquisadores do projeto “Olha o Clima, Litoral”, que lutam para evitar a extinção de espécies e a manutenção da biodiversidade na região.

O tema ganhou repercussão nacional em uma reportagem do Jornal Hoje, da TV Globo, veiculada no dia 14/08. O trabalho é pesado para retirar as braquiárias-d’água, capins invasores trazidos da África, que estão transformando os brejos e manguezais em “desertos verdes” na região. Já são 75 hectares tomados pelos capins, que dificultam a sobrevivência de espécies nativas. 
 

Créditos

Reportagem: Amanda Menezes

Repórter cinematográfico: Maycon Hoffman

Auxiliar técnico: Leandro Brito

Edição: Rhuana Ramos

Produção: Helena Krüger 

O projeto Olha o Clima, Litoral! é realizado pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais e conta com apoio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Nossas ações

Seminário Regional Sul fortalece Unidades de Conservação na Mata Atlântica

Nos dias 27, 28 e 29 de setembro de 2024, Atalanta/SC recebeu o Seminário Regional Sul sobre Unidades de Conservação, realizado como parte do projeto “Cuidando da Mata Atlântica: Articulação Região Sul da RMA”. A iniciativa tem por objetivo contribuir com a conservação e restauração da Mata Atlântica, por meio da articulação da Rede de

Nossas ações

Mater Natura e Brasil Contentores se unem em prol da sustentabilidade

Nos últimos anos, as empresas estão cada vez mais valorizando os conceitos de sustentabilidade empresarial e gestão ambiental. Isso envolve não somente a preocupação em rastrear a cadeia de produção que permeia a construção final de seus produtos e serviços, promovendo a capacitação e conscientização de seus colaboradores, mas também firmando parcerias com instituições da

Rolar para cima