Atualização das atividades da Revisão da Lista de Espécies da Fauna Ameaçadas para o Estado do Paraná – Consulta Ampla aos Especialistas

Compartilhe esse conteúdo

Foi dado início no dia 20 de abril de 2023 a etapa de Consulta Ampla aos Especialistas no processo de Revisão da Lista de Espécies da Fauna Ameaçadas para o Estado do Paraná. Nessa etapa, que antecede as oficinas de avaliação dos táxons, os pesquisadores estão convidados a acessar a plataforma, realizar o cadastro e participar do projeto. Nesse site, há também um vídeo tutorial para esclarecer eventuais dúvidas. 

O bicudinho-do-brejo é uma das espécies ameaçadas de extinção no Paraná. Foto: Gabriel Marchi

Essa etapa consiste na contribuição e validação das informações pela rede de pesquisadores que atuam no Paraná para a confecção de mapas rigorosamente alinhados com a área de ocorrência das espécies e de fichas de avaliação por espécie, produtos que darão subsídio para o processo de discussão durante as Oficinas de Avaliação. Os táxons que estão em consulta aberta são:

– Até dia 07 de maio de 2023: Amphibia, Coleoptera, Formicidade e Echinodermata

– Até dia 15 de maio de 2023: Polychaeta, Cnidaria, Crustacea e Peixes

Os demais táxons que estão em processo de revisão terão seus cronogramas de consulta divulgados nos próximos dias. 

O processo de avaliação da fauna do Estado segue a metodologia, os critérios e as categorias da União Internacional para Conservação da Natureza (UICN) e a consulta ampla é uma etapa prévia à Oficina de Avaliação dos Táxons, que será realizada nos próximos meses.

Sobre o Projeto:

No ano de 2022, o Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais por meio de um processo seletivo de ampla concorrência nacional, foi contratado pelo WWF-Brasil para realizar uma nova revisão da Lista de Espécies da Fauna Ameaçadas para o Estado do Paraná.

As ações estão no âmbito do Projeto “Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção – GEF Pró-Espécies: Todos contra a extinção”, coordenado pelo Governo Federal por meio do Ministério do Meio Ambiente (MMA), financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (Global Environment Facility – GEF), pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e executado pelo WWF-Brasil. 

A realização do trabalho faz parte faz parte das ações prioritárias do PAT “Plano de Ação Territorial Caminho das Tropas Paraná-São Paulo” e está sob supervisão da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável do Estado do Paraná (SEDEST) e do Instituto Água e Terra (IAT).

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Biblioteca Olha o Clima, Litoral!

Cartilha “Manual de boas práticas para o manejo de braquiárias-d’água”

Instagram Facebook-f Linkedin Youtube Cartilha “Manual de boas práticas para o manejo de braquiárias-d’água” As braquiárias-d’água são espécies exóticas invasoras de capim trazidas da África para o Brasil, muito utilizadas na alimentação de búfalos, bois e também em plantações de café e milho. No litoral do Paraná, elas foram usadas em pastagens para búfalos na

Nossas ações

Crise climática: como podemos agir?

Por César V. G. Tavares  Nos últimos dias, testemunhamos a tragédia que assola o estado do Rio Grande do Sul. As imagens, os relatos e os depoimentos são fortes diante da devastação que se revela. O rio Guaíba, juntamente com outros afluentes como o rio Taquari, atingiu níveis históricos ao ultrapassar a marca de 1941,

Rolar para cima