Compartilhe esse conteúdo

Sobre o parceiro (financiador) – O WWF-Brasil é uma organização não governamental brasileira dedicada à conservação da natureza com o objetivo de harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade e promover o uso racional dos recursos naturais em benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações. Criada em 1996 e sediada em Brasília, a instituição desenvolve projetos em todo o país e integra a Rede WWF, uma das maiores redes independentes de conservação da natureza, com atuação em mais de 100 países e o apoio de cerca de cinco milhões de pessoas, incluindo associados e voluntários.

Sobre a parceria – A parceria com o WWF iniciou-se em 1991, com o envolvimento da diretoria de comunicação do WWF-Brasil na coexecução da Ecolista – Cadastro Nacional de Institutições Ambientalistas, cuja primeira edição ocorreu em dezembro de 1992. Entre 1995 e 1996, novamente o WWF apoiou o projeto da segunda edição revista e ampliada da Ecolista.
De janeiro a junho de 2006, o WWF contratou o Mater Natura para a execução de serviços técnicos junto ao projeto Fruta no Pé, Sombra e Água Fresca, desenvolvido no Assentamento Celso Furtado, que conta com 990 famílias selecionadas pelo INCRA e pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Este projeto do WWF teve por objetivo apresentar metodologias, práticas e experiências visando a reabilitação da paisagem floresta na mata atlântica, particularmente no Corredor de Biodiversidade do Rio Iguaçu. A participação do Mater Natura, no projeto, se deu com a assessoria de um técnico em sistemas agroflorestais e paisagismo junto às famílias do Assentamento Celso Furtado para dar aulas e treinamento em atividades relacionadas com o planejamento e a implantação de Quintais Agroflorestais, Cercas Biodiversas, Recuperação de Nascentes e APPs, repassando conhecimentos sobre podas, biofertilizantes, revegetação sucessional induzida, jardinagem biodiversa e manejo de sementes. Por esta parceria, o mesmo técnico também deu instruções semelhantes no acampamento SOLIDOR, em Espigão Alto-PR.
Neste projeto o Mater Natura contou com a colaboração dos seguintes parceiros:
• Movimento dos Sem-Terra (MS) – as famílias assentadas pelo MST e INCRA foram as beneficiárias do projeto, participando das palestras e cursos de capacitação, a partir da logística e infraestrutura aportada pelo MST ao técnico do Mater Natura.
• Rede Semente Sul – forneceu sementes e cartilhas sobre coleta e conservação das mesmas.
• Instituto Nacional da Reforma Agrária (INCRA): amparo técnico-jurídico e econômico ao MST para viabilizar o Assentamento Celso Furtado.
• Centro de Formação em Agroecologia (CEAGRO) – colégio agrícola situado no sertão de Cavaco, Canta Galo-PR, em que os filhos de agricultores assentados e acampados se alternam em turmas que estudam e praticam agroecologia, retornando aos seus locais de origem com conhecimentos a serem repassados e testados. Para o supracitado projeto o Ceagro cedeu o veículo usado em todas as atividades dos técnicos do WWF Brasil e do Mater Natura.

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Nossas ações

1º Encontro de Diálogo de Saberes debate temas ambientais com comunidade de Antonina

O 1º Encontro de Diálogo de Saberes promoveu, no dia 11 de abril, importantes trocas entre a comunidade pesqueira tradicional de Antonina/PR e especialistas da área ambiental. O evento faz parte das ações do projeto “Olha o Clima, Litoral!”, realizado pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais, com apoio da Petrobras por meio do

Biblioteca Olha o Clima, Litoral!

Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina”

Instagram Facebook-f Linkedin Youtube Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina” A Cartilha “Realidade e desafios da pesca artesanal em Antonina” é fruto das informações obtidas ao longo das Oficinas de Diálogo Participativo (reuniões realizadas junto à comunidade pesqueira), que ocorreram no ano de 2023, como parte das atividades do projeto “Olha o

Rolar para cima