Projeto Político Pedagógico Mediado Pela Educação Ambiental (PPPEA) de Guaratuba é finalizado com direito à festa feira

Compartilhe esse conteúdo

O Projeto Político-Pedagógico Mediado Pela Educação Ambiental (PPPEA) do Território da APA de Guaratuba, ferramenta para a gestão territorial participativa de seis Unidades de Conservação contempladas no documento: Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange; Parque Nacional Guaricana; Parque Estadual do Boguaçu; APA Estadual de Guaratuba; Parque Natural Municipal Lagoa do Parado; e RPPN Encontro das Águas, acaba de ser lançado.

Resultado de dois anos de trabalho conjunto do Mater Natura com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Instituto Água e Terra (IAT), o PPPEA envolveu 63 atores sociais e 37 instituições do território entre outras instituições e movimentos sociais, e foi construído a partir da metodologia do ICMBio, através da Instrução Normativa nº 09/2018. 

Foram realizadas dez oficinas, dez reuniões interoficinas com os GTs Territoriais, além de inúmeras reuniões de planejamento e um trabalho incansável e voluntário dos participantes para realizar a leitura da realidade do território, levantando os problemas, conflitos e potencialidades ambientais, a fim de propor ações educativas para contribuir na conservação da biodiversidade, integrar e fortalecer a participação social nas ações previstas das UCs e a melhoria da qualidade de vida dos grupos sociais envolvidos.

 

O PPPEA foi apresentado em reunião conjunta dos seis Conselhos de Unidades de Conservação do litoral paranaense, no dia 17 de maio, e seu lançamento ocorreu na manhã do dia 24 de maio, no Centro de Eventos do Hotel Spazio Marine, com a participação de cerca de 100 pessoas. 

No período da tarde foi realizada a criação da Rede Gestora do PPPEA do Território da APA de Guaratuba, responsável pelo monitoramento e implementação do projeto. No dia 25/05 foi  realizado a “Festa Feira PPPEA na Praça” para celebrar junto à comunidade, com a exposição de projetos e ações de educação ambiental existentes no território, shows musicais e apresentações culturais.

Os técnicos do Mater Natura, Renata Garrett Padilha, Karina Luíza de Oliveira, Juliana Ventura de Pina, Anne Zugman, Daniel Zambiazzi Miller e Pedro Cittolin Richetti, contribuíram para a organização do evento, além de apresentarem três de nossos projetos executados no território: Projeto “Olha o Clima, Litoral!”; Projeto “Refloresta o Lagamar: fortalecimento de áreas protegidas e da cadeia produtiva de restauração para a conservação da Mata Atlântica”; e Projeto “Selva: turismo científico e ciência cidadã”.

O Mater Natura, agora faz parte da Rede Gestora do PPPEA do Território da APA de Guaratuba e estará colaborando na articulação, mobilização, captação de recursos, execução e monitoramento das ações educativas propostas para o território.

Saiba mais sobre o PPPEA:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Receba mensalmente o nosso informativo.

Posts Relacionados

Nossas ações

Lista de Espécies da Fauna Ameaçada no Paraná é atualizada com coordenação do Mater Natura

A Lista de Espécies da Fauna Ameaçada de Extinção do Paraná teve uma nova atualização anunciada na última quinta-feira (06/06) pelo Governo do Estado do Paraná, por meio do Decreto 6.040/2024. A atualização foi realizada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), pelo Instituto Água e Terra (IAT) e pelo Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais e integra um esforço

Nossas ações

Confira nossas iniciativas de Políticas Públicas em maio

O mês de maio foi intenso em termos de participação do Mater Natura em reuniões de políticas públicas ambientais. Além dos eventos do Projeto Político Pedagógico Mediado Pela Educação Ambiental (PPPEA) de Guaratuba, destacamos as seguintes atividades: (1) No dia 07, o presidente do Mater Natura, Paulo Pizzi, e o técnico César Tavares participaram de reunião

Rolar para cima